Notícia

UFPE

Bolsa na Universidade Columbia

Publicado em 30 abril 2009

Agência Fapesp

Termina amanhã (30) o prazo para inscrições no Programa Dra. Ruth Cardoso em Antropologia e Sociologia na Universidade de Columbia, que apoiará a participação de um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (Ilas) da Universidade Columbia, em Nova York.

O programa é apoiado pela Fapesp, pela Comissão Fulbright, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Columbia.

“O Programa Dra. Ruth Cardoso é uma justa homenagem a uma das mais importantes personalidades do nosso país e que foi bolsista da Comissão Fulbright”, disse Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da instituição.

Os candidatos devem ter atuação acadêmica reconhecida nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem na áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.

Entre os benefícios estão bolsa mensal de US$ 5 mil, por até nove meses, auxílio-instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta, moradia no campus e acesso às instalações e serviços da Universidade Columbia.

 “A expectativa da Fapesp é que pesquisadores de São Paulo aproveitem essa oportunidade acadêmica para desenvolver colaborações com colegas da Universidade Columbia, uma das instituições de maior prestígio na área. Para isso, a Bolsa Dra. Ruth Cardoso oferece condições bem superiores àquelas oferecidas em programas tradicionais de visita de pesquisa”, destaca Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

UFPE Online – 30/04/2009