Notícia

Portal Inovação MCT

Bolsa de PD em projeto FAPESP-Vale

Publicado em 23 maio 2011

Fonte: Agência Fapesp

O projeto de pesquisa "Obtenção de ferro primário através de tecnologias de auto-redução", selecionado em chamada FAPESP-Vale, abriu processo para provimento de uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado.

Uma das etapas do projeto se refere a auto-redução carbotérmica de minério de ferro em fornos rotativos. O candidato deverá desenvolver equipamento de ensaio dinâmico de pelotas auto-redutoras sob redução, a temperauras elevadas em equipamentos rotativos, para medição de resistência a degradação e levantamento de parâmetros de processo. Definido o processo, este deverá ser testado em escala piloto.

Candidatos devem ter doutorado em engenharia metalúrgica ou área afim, interesse em processos industriais de extração de metais.

Interessados podem enviar curriculum vitae e carta de recomendação de profissional ou docente da área ao professor Marcelo Breda Mourão, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pelo e-mail mbmourao@usp.br até o dia 25 de maio de 2011.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.