Bolsa de pós-doutorado vinculada ao Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado pelo IQ-USP. Procuramos candidatos com excelente currículo acadêmico, formação em química, biofísica, biologia molecular, farmacologia e áreas afins e com experiência em bioquímica e fisiologia para estudar o acúmulo de lipofuscina em queratinócitos em resposta à luz visível (LV) e como esse processo pode ser evitado usando fármacos e extratos biológicos.
A transformação maligna dos queratinócitos ainda não é completamente compreendida e os efeitos da exposição à luz azul foram completamente ignorados. Demonstramos anteriormente que os queratinócitos acumulam lipofuscina e este processo está de alguma forma correlacionado com a função dos lisossomos e do fluxo autofágico. Usaremos uma combinação de métodos de biofísica e fisiologia celular para elucidar a inibição do fluxo autofágico, o acúmulo de lipofuscina em resposta à LV, as consequências de sinalização em vários modelos celulares e testaremos compostos químicos e extratos biológicos simples, que possam inibir este processo.
Para se inscrever, envie um e-mail com currículo e carta de intenções para Maurício Baptista (baptista@iq.usp.br), pesquisador principal do Redoxoma.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.