Notícia

Josh's Water Jobs

Bolsa de JP em Ecologia Aquática

Publicado em 03 fevereiro 2019

Por Josh Newton

O Instituto de Pesca, instituição de pesquisa científica ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está à procura de um Jovem Pesquisador entusiasmado e dedicado, interessado em desenvolver inovação dentro da área de Limnologia para aplicação em Aquicultura.

O projeto será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (www.fapesp.br), por meio do Programa Jovem Pesquisador (http://fapesp.br/pt/4479), na forma de um Auxílio à Pesquisa com a duração máxima de 48 meses. O candidato selecionado receberá uma Bolsa mensal Jovem Pesquisador da FAPESP no valor de R$ 8.152,20, sem imposto de renda, conforme descrito em: http://fapesp.br/pt/4479.

A missão do Instituto está relacionada à responsabilidade ambiental do uso de recursos aquáticos vivos através do desenvolvimento de tecnologia para a aquicultura e pesca sustentáveis, bem como a melhoria da qualidade de vida humana. Nossa infra-estrutura inclui laboratórios e tanques experimentais de aquicultura para testes. A pesquisa de interesse inclui o desenvolvimento de ferramentas científicas e tecnológicas que promovam a sustentabilidade da piscicultura.

Foco da pesquisa

O foco da pesquisa está relacionado aos seguintes tópicos:

1) Tecnologia para tratamento de efluentes da atividade piscícola com foco nos usos múltiplos da água;

2) Estrutura da comunidade aquática (com ênfase no fitoplâncton) para biomonitoramento das características ecológicas e sanitárias da piscicultura em áreas aquícolas;

3) Propor um bioindicador da qualidade da água baseado na comunidade fitoplanctônica, elaborando um sistema de alerta para a prevenção da proliferação de algas e sabores desagradáveis (off flavour) para a segurança alimentar da produção aquícola;

4) Desenvolvimento de pesquisas científicas para encontrar mecanismos para o manejo de recursos aquáticos com foco na bacia hidrográfica de locais onde a aquicultura possa ser realizada, considerando a capacidade de suporte, a contribuição difusa de nutrientes e a introdução de espécies exóticas.

Perfil e habilidades requeridas:

Doutor em Aquicultura ou áreas afins, com experiência em limnologia, qualidade da água em aquicultura, fitoplâncton, cianobactérias, boas práticas de manejo em piscicultura visando à sustentabilidade ambiental. O candidato deve ter experiência em ecologia de ecossistemas aquáticos, com foco no processo de eutrofização em reservatórios. Competências linguísticas: inglês, espanhol e/ou português.

Inscrição, documentos e datas

Envie sua inscrição eletronicamente, incluindo uma carta de motivação (200 palavras no máximo), curriculum vitae (04 páginas no máximo) e três cartas de recomendação ao Instituto de Pesca (sustainable@pesca.sp.gov.br). A data limite para inscrição é 20 de fevereiro de 2019. Os candidatos devem enviar seu currículo (em pdf) mostrando sua experiência e destacando suas publicações em revistas científicas indexadas de acordo com as instruções da FAPESP (instruções resumidas CV FAPESP - http://www.fapesp.br/6351). A inscrição também deve incluir uma proposta de pesquisa curta (300 palavras no máximo) relevante para a área de interesse desta posição. Por favor, envie TODAS as informações como arquivo.pdf ÚNICO.

O currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos tópicos descritos acima e a proposta de pesquisa apresentada, são elementos-chave no processo de seleção. O candidato receberá um e-mail informando se o mesmo foi pré-selecionado para esta vaga por sustainable@pesca.sp.gov.br. Os candidatos pré-selecionados serão convidados a submeter um projeto de pesquisa completo até 31 de março de 2019 e a decisão final será publicada em www.pesca.sp.gov.br até 15 de maio de 2019.