Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi é indexado na SciELO Brasil

Publicado em 25 março 2010

O Boletim de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) recebeu, na 23ª Reunião do Comitê Consultivo SciELO Brasil, o parecer favorável ao ingresso do periódico na coleção da biblioteca virtual. O boletim foi submetido para avaliação em outubro de 2008.

Para um periódico científico ser aceito na SciELO Brasil, deve passar por um processo de avaliação que compreende três aspectos: o formato, que refere-se a adequação às normas da instituição; a endogenia, que faz alusão a concentração institucional e geográfica do conselho editorial e dos autores e o conteúdo, para assegurar a qualidade científica da publicação.

Ainda esse mês o Coordenador de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi e também editor científico do Boletim, Nelson Sanjad, irá a São Paulo para a primeira reunião na SciELO/Bireme para acertos sobre como ocorrerá o processo de migração do periódico para a coleção da biblioteca virtual.

A Scientific Electronic Library Online Brasil é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos nacionais. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

Desde 2002, o projeto tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). A SciELO objetiva o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

O Boletim do Museu Goeldi foi criado com o nome de Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, pelo naturalista Emílio Goeldi, e sua primeira edição data e 1894. Hoje, o periódico é publicado três vezes ao ano, em duas versões: Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Mais informação pelo telefone (91) 3249-1141 ou pelo e-mail boletim@museu-goeldi.br