Notícia

Rádio Joven Pan

Boeing quer usar biocombustíveis em aviões

Publicado em 26 outubro 2011

A Boeing, companhia com sede nos Estados Unidos que é uma das maiores indústrias aeroespaciais do mundo, abrirá um escritório em São Paulo e não descarta a opção de construir uma fábrica no estado. Como revelou o repórter Thiago Uberreich, a partir de 2012 a Boeing investirá em pesquisas sobre a viabilidade do uso de biocombustíveis nas aeronaves.

Para isso, será fechada uma parceria com a Embraer que, apesar de ser concorrente direta de mercado, testa a utilização de produtos ecologicamente corretos nos aviões desde 2005 (os técnicos terão apoio da Fapesp, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado). Por conta disso, ocorreu nesta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, um encontro entre o governador Geraldo Alckmin e representantes da companhia norte-americana.

Donna Hrinak, presidente da companhia no Brasil, Donna Hrinak, apostou na experiência brasileira com o etano, desconversando porém quando a conversa virou na direção da abertura de uma fábrica no país, evitando também qualquer comentário sobre a participação da empresa na disputa pela licitação que definirá a venda de 36 caças para a Aeronáutica.