Notícia

DCI online

Boa gestão na escola pública influi em resultado

Publicado em 07 janeiro 2014

Por Bete Cervi

RIBEIRÃO PRETO - Resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, o livro Gestão e Complexidade na Escola Pública foi lançado em dezembro, em São Paulo.

A obra destaca pontos críticos e questões cotidianas relacionadas à gestão escolar e sugere que uma visão mais pautada nas teorias do caos e complexidade possa ser mais pertinente às complexidades específicas e particulares de cada escola. Traz ainda discussão sobre administração e afazeres do gestor escolar, bem como quanto à administração e a equipe gestora (supervisor, diretor, vice-diretor e coordenador).

Os autores Mirna Medeiros, que defendeu a dissertação, e os professores da Fearp João Luiz Passador e Cláudia Souza Passador, apresentam ainda o resultado de um estudo de caso múltiplo que contemplou dois pares de escolas: um com desempenho acima do esperado e, outro, com resultado abaixo do esperado em municípios paulistas com características distintas. O livro foi publicado pela Editora Annablume em parceria com a Capes/Inep.

A obra aponta a gestão da escola pública de ensino básico como razão potencial para o bom desempenho nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo. De acordo com os autores, a qualidade da gestão é relevante para que os alunos consigam bons resultados.

A pesquisa foi desenvolvida com auxílio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior) e Fapesp, na forma de bolsa de mestrado. Também fez parte dos estudos o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/USP).