Notícia

Jornal da USP online

Blog aproxima pesquisadores

Publicado em 08 março 2013

Está no ar o blog da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP. Lançado oficialmente no dia 25 de fevereiro, a página pode ser acessada pelo link www.usp.br/blogprp. A ideia é estabelecer um canal de diálogo mais ágil com a comunidade acadêmica e promover a interação entre pesquisadores e grupos de pesquisa. A Pró-Reitoria criou também um perfil na rede social Facebook para ampliar a abrangência do público que visualiza suas informações. Está disponível emwww.facebook.com/pages/Pr%C3%B3-Reitoria-de-Pesquisa-da-USP/511068035612826.

Para incluir informações, notícias e eventos, o interessado deve encaminhar e-mail para  blog.prp@usp.br. “Meu papel é organizar e incentivar. Quem fará o blog e o tornará interessante será a própria comunidade acadêmica, a partir do conteúdo que nos enviar”, afirma o professor Osvaldo Shigueru Nakao, que coordena essas e outras ações da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Segundo Nakao, muitos representantes de unidades e pesquisadores se comunicam pelo Facebook e outras redes sociais e diante disso a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP viu a oportunidade de lançar mão dessas novas tecnologias. “Achamos importante inserir a Pró-Reitoria nesse universo para promover a pesquisa e o conhecimento de forma ampla”, diz Nakao.

O diferencial do blog em relação ao site da Pró-Reitoria de Pesquisa está mesmo na proposta interativa. “Tanto o blog da Pró-Reitoria quanto o perfil no Facebook permitem uma linguagem menos formal e respostas mais ágeis dos internautas, e dessa forma esperamos divulgar a ciência para públicos mais diversificados”, afirma Nakao.

As Olimpíadas do Conhecimento da USP são o destaque da página de abertura do blog, revelando um dos objetivos das novas ferramentas de comunicação. “O jovem se comunica por redes sociais e queremos atrair a participação dos nossos jovens cientistas. Se a Universidade tem mirado os rankings, a pesquisa e especialmente as novas gerações de pesquisadores têm papel fundamental nesse desempenho”, afirma Nakao.

A sessão “Mensagem do Pró-Reitor” traz duas entrevistas com o professor Marco Antonio Zago, concedidas à Revista Fapesp de dezembro de 2012 e à rádio CBN, em 5 de julho.  “Pesquisa não é somente atividade de laboratório, é toda atividade criativa”, enuncia o blog, destacando a fala do pró-reitor.

Ainda na página de abertura, a proposta da sessão “Notícias” é mostrar atividades relacionadas à pesquisa de um modo geral e ações promovidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa. É o caso, por exemplo, do destaque para os editais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBIT), abertos para o período 2013 e 2014 e cujas inscrições podem ser feitas até 26 de abril de 2013.

O menu traz uma abertura para eventos e todos os interessados da comunidade uspiana podem sugerir divulgação enviando e-mail para blog.prp@usp.br. É o caso, por exemplo, do registro do Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner, que contou com a presença de cinco Prêmios Nobel e foi promovido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Ou ainda do destaque para o programa USP Conferências 2013, que nos dias 14 e 15 de março reunirá no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP os mais renomados especialistas em doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, transtornos mentais e câncer, durante a Conferência “From the Complex Etiology of Diseases to Translational Strategies”.

Radar – Os coordenadores de Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) têm sido os participantes mais ativos do blog até o momento, enviando informações e vídeos de eventos realizados ou programados, conta Nakao. Um exemplo disso é o material da Conferência USP “Cosmologia, Estrutura em Larga Escala e Primeiros Objetos”, já disponibilizado através do blog. São vídeos e filmagens da palestra, com links direcionados para o site da conferência promovida em parceria pelo Instituto de Física (IF) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e que contou com renomados especialistas da área. “Organizadores de eventos podem nos enviar links de palestras e vídeos e comentários, e assim fomentar debates e potencializar os efeitos do evento”, avalia Nakao.

Na sessão “Radar NAPs” também já consta o link para a matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo sobre o recém-criado Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens). Intitulada “O futebol na universidade”, a matéria mostra como esse e outros grupos de pesquisa estão envolvidos com estudos sobre futebol e esportes em geral.