Notícia

Agência USP de Notícias

BIPMed, plataforma clínica e genômica

Publicado em 11 novembro 2015

Dois Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) sediados no campus de Ribeirão Preto da USP, fazem parte da plataforma Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), iniciativa que colocará informações clínicas e genômicas à disposição da comunidade científica. O lançamento será no dia 13 de novembro, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapeps) na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

BIPMed é uma iniciativa de cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fapesp: Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), Centro de Terapia Celular (CTC) e Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN). O CRID e o CTC são os centros sediados no campus da USP em Ribeirão Preto, e estão ligados à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O BIPMed trata-se da Medicina de Precisão, que surgiu recentemente como um conceito em que os conhecimentos científico e tecnológico fornecerão a base para a medicina do século 21. Ela envolve pesquisa translacional, genômica e medicina personalizada para propor um novo nível de integração de dados de modo a melhorar a assistência em saúde.

Explicam os pesquisadores responsáveis, que a BIPMed foi construída a partir de orientações e princípios da Global Alliance for Genomics and Health, observando o compartilhamento responsável de dados. É a primeira plataforma desse tipo na América Latina e deverá ser usada por médicos e cientistas de todo o mundo, para compartilhar e obter informações sobre vários aspectos da medicina genômica e da saúde humana, além de apoiar a divulgação de dados e formação de profissionais.

Para participar do lançamento da plataforma BIPMed, os interessados devem se inscrever no site da Fapesp.

Mais informações: www.fapesp.br/eventos/bipmed

Por Da Redação