Notícia

Agência C&T (MCTI)

Biotech busca projetos integrados

Publicado em 21 maio 2008

A Unidade Gestora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Biotecnologias no Mercosul (Biotech), por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT), disponibilizou convocatórias para projetos integrados em quatro áreas.

Segundo o MCT, nessa primeira etapa serão destinados 3 milhões de euros, distribuídos de forma equivalente para os projetos em cadeias bovina, de oleaginosas, florestal e aviária.

Ao todo, o Biotech contará com recursos da ordem de 7,3 milhões de euros, sendo 1,3 milhões de euros o valor da contrapartida dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e o restante aplicado pela Comunidade Européia.

Os projetos integrados têm por objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos e aplicações biotecnológicas voltados para a solução de problemas e limitações produtivas e de competitividade registradas nas cadeias produtivas estabelecidas nos editais.

Os projetos devem ter como base a mobilização e a reunião de equipes de pesquisa, universidades, associações setoriais e empresas, garantindo a formação de recursos humanos nas áreas definidas como prioritárias para a região. Os projetos devem buscar resultados concretos e duradouros.

Os recursos poderão ser aplicados no desenvolvimento de novas técnicas e processos, na melhoria na competitividade das pequenas e médias empresas com base tecnológica na região, na melhoria na competitividade e de condições de acesso ao mercado de cadeias estratégicas dentro do comércio internacional da região e na obtenção de patentes ou certificações de processos e produtos.

Mais informações: www.mct.gov.br/index.php/content/view/71874.html

Fonte: Agência FAPESP