Notícia

CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Biota lança chamada para estudar a biodiversidade de microrganismos

Publicado em 24 fevereiro 2011

Agência FAPESP – O Programa Biota-FAPESP publica nova chamada para estimular e articular atividades de pesquisa em temas relacionados ao estudo da biodiversidade de microrganismos. Entre as atividades compreendidas pela chamada estão: estudos de caracterização e conservação da biodiversidade de microrganismos de hábitats, ecossistemas ou biomas específicos, estudos de ecologia, taxonomia, sistemática e filogenia de microrganismos para a compreensão dos processos modeladores da biodiversidade e bioprospecção de produtos microbianos.

Espera-se que essas e outras atividades especificadas na chamada possam gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos altamente qualificados, essenciais para aprimorar a capacidade da pesquisa em conhecimentos dirigidos à biodiversidade de microrganismos e ao seu uso sustentável.

Os temas relevantes para a chamada são: a) Taxonomia, sistemática e filogenia; b) Conservação da diversidade microbiana; c) Ecologia; d) Bioquímica; e) Biologia Molecular; f) Biotecnologia; g) Biorremediação e h) Bioprospecção.O Programa Biota/FAPESP possui uma sólida base de dados relacionados a esses temas em bancos de dados abertos à comunidade científica do Brasil e do exterior (www.biota.org.br).

O Programa poderá ter outras chamadas de propostas relacionadas a esses temas para complementar seus objetivos de pesquisa e ampliar o seu escopo.Podem participar da seleção de propostas pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

As propostas devem ser apresentadas nas seguintes linhas de fomento: Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Bolsa de Doutorado Direto e Bolsa de Pós-Doutorado.A duração do projeto proposto deve seguir as normas referentes à modalidade de Auxílio à Pesquisa ou de bolsa em questão. As propostas serão recebidas pela FAPESP até o dia 23 de maio de 2011.Mais informações sobre a chamada: http://www.fapesp.br/materia/6115 (Envolverde/Agência Fapesp)

Fonte: Envolverde-SP