Notícia

Portal São José dos Campos

Biomimética e Ecodesign são temas de simpósio internacional na FAPESP, em SP

Publicado em 09 abril 2013

A FAPESP, em parceria com a Natura, realizará em 11 de abril, na sede da Fundação, em São Paulo, o simpósio internacional Biomimética & Ecodesign, reunindo, no mesmo debate, especialistas de áreas consideradas emergentes e localizadas na confluência de campos como a biologia e a engenharia.

Alinhando-se com questões ligadas a sustentabilidade, economia e meio ambiente, serão discutidos os principais avanços nas pesquisas em ambas as áreas e suas possíveis aplicações.

Para discutir os temas, relacionados com a competitividade industrial e a economia sustentável, estarão presentes no simpósio dois especialistas internacionais.

Biomimética

A primeira a falar será Janine Benyus, autora do livro Biomimética: inovação inspirada pela natureza e fundadora do Biomimicry Institute, que reúne em Missoula (Montana, EUA) cientistas, engenheiros e arquitetos para estudar a eficiência de modelos naturais para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Trata-se da análise de características de sistemas biológicos com vistas à sua mimetização, ou seja, à imitação de formas e mecanismos de animais e vegetais em produtos voltados tanto para a resolução de problemas complexos quanto para aplicações cotidianas.

Exemplos dessa apropriação de formas da natureza para o desenvolvimento de produtos industrializados vão desde aviões, que imitam o formato de pássaros, até tintas auto-limpantes, com atributos inspirados em plantas com características superhidrofóbicas e propriedades que evitam dessecamento, protegendo e regulando a transpiração.

Outro exemplo é o desenvolvimento de fibras e tecidos resistentes, inspirados em características biológicas de peixes, anfíbios e insetos. O debate será mediado por Roberto Berlinck, professor do Instituto de Química da USP de São Carlos.

Ecodesign

Em seguida, Tim McAloone, engenheiro e professor associado da Universidade Técnica da Dinamarca (Danmarks Tekniske Universitet, DTU), falará sobre Ecodesign, área que surgiu a partir de estudos envolvendo inovação, engenharia e a necessidade de desenvolvimento sustentável.

Basicamente, as pesquisas em Ecodesign buscam integrar questões ambientais dentro de processos de desenvolvimento de produtos, com o objetivo de minimizar possíveis impactos ambientais durante seu ciclo de vida.

Esse conceito atravessa diferentes fases durante o processo, desde o projeto, passando pela escolha de matérias-primas, fabricação e uso, até o descarte e a recuperação de materiais, sem alteração na funcionalidade, estética, qualidade e custo dos produtos. A moderação da palestra ficará a cargo do professor Aldo Ometto, da Escola de Engenharia da USP de São Carlos.

As apresentações visam trazer a Biomimética e o Ecodesign para o contexto contemporâneo. Serão levantadas questões sobre pesquisa, aplicação, principais desafios, benefícios para a sociedade e estímulo para a formação de profissionais capacitados a desenvolver tecnologias com este novo perfil.

Ao lado dos temas Neurociências, Epigenética e Psicologia Positiva, discutidos em março em outro encontro promovido por FAPESP e Natura, o simpósio buscará gerar debates para que pesquisadores interessados levantem novas questões, cujas pesquisas poderão contar com apoio da Fundação.

O objetivo é abrir espaço para a discussão científica multidisciplinar, em áreas ainda incipientes, mas que passam a ganhar destaque científico a partir de estudos que contribuam para um maior conhecimento e integração dos contextos cultural, social e ambiental.

Para participar do evento, que tem vagas limitadas, basta fazer a inscrição no site da FAPESP.

Simpósio Internacional Biomimética & Ecodesign

Evento com tradução simultânea inglês/português/inglês

Data: 11 de abril de 2013 - das 9h00 às 12h00

Local: Auditório da FAPESP - Rua Pio XI, 1.500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP

Programação: http://www.fapesp.br/7568

Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/biomimeticaecodesign/inscricoes