Notícia

EPTV

Biólogo brasileiro no IPCC

Publicado em 24 junho 2010

O 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a ser publicado em 2014, terá a presença de um cientista brasileiro. É o biólogo Marcos Buckeridge, escolhido entre mais de 1,2 mil candidatos para ser um dos 300 estudiosos de todo o mundo para avaliar informações técnicas disponíveis sobre o estado atual das mudanças climáticas na Terra.

Diretor científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), Buckeridge atuará no Grupo de Trabalho II do IPCC. Ele será um dos redatores do capítulo que tratará dos impactos, adaptação e vulnerabilidade das mudanças climáticas na América do Sul e Central.

Professor do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências Universidade de São Paulo (USP) e editor do livro Biologia e Mudanças Climáticas no Brasil, Marcos Buckeridge diz que sempre achou que o IPCC deveria contemplar melhor o "olhar do biólogo" em seus relatórios. "Quais são os eventos que ocorrem em escala micro, dentro da célula de uma planta por exemplo, que podem interferir nos acontecimentos da atmosfera terrestre? Biólogos podem ajudar a modelar ambientes como o interior da célula de um vegetal e identificar quais fatores ali são determinantes para as mudanças climáticas globais", exemplificou.