Notícia

Trilha do Futuro

Biologia latino-americana em destaque

Publicado em 05 abril 2006

Por Agência FAPESP

A revista cientifica canadense Comparative Biochemistry and Physiology está com a atenção voltada para estudos feitos na América Latina.
O periódico acaba de lançar o primeiro de uma série de três volumes especiais dedicados ao trabalho de pesquisadores da região.
A proposta da série, que leva o nome The Face of Latin American Comparative Biochemistry and Physiology (CBP-Latam), é veicular pelo menos mil páginas com trabalhos de pesquisadores latino-americanos.
"Os autores da região são responsáveis por cerca de 4% dos artigos científicos publicados no mundo, em todas as áreas do conhecimento. Além de ser uma porcentagem pequena de trabalhos publicados, esses artigos ficam dispersos em milhares de revistas", disse Marcelo Hermes-Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB) e um dos editores da publicação, à Agência FAPESP.
"Nossa intenção é aumentar a visibilidade desses autores com a veiculação conjunta de seus trabalhos em uma série especial", explica Hermes-Lima, que está na revista desde 1997. Ao todo, mais de 90 artigos já foram enviados ao CBP-Latam. Desses, 24 foram publicados na primeira edição, sendo nove de autores brasileiros. Outros 19 estão aceitos para o segundo volume, que deverá conter 25 artigos quando estiver pronto, provavelmente em junho.
Entre os principais assuntos abordados na série especial da revista estão fisiologia, toxicologia, farmacologia, biologia molecular, metabolismo, radicais livres, estresse oxidativo e bioquímica de proteínas. Hermes-Lima ressalta que os autores brasileiros são os que mais submeteram artigos, seguidos dos autores mexicanos, argentinos e chilenos.
O prazo para a submissão de artigos para o CBP-Latam vai até 1º de maio. Os trabalhos, que serão analisados por profissionais de vários países, devem ser enviados para cbp_latam@yahoo.com.br .
Mais informações: www.elsevier.com/locate/cbpc