Notícia

Inovação Unicamp

Biolab

Publicado em 14 março 2011

A empresa farmacêutica lançou edital conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para que cientistas de instituições de pesquisa e universidades paulistas apresentem projetos com potencial para aumentar o conhecimento aplicável na prevenção e no tratamento de doenças crônicas ou degenerativas e também de alta incidência.

Os pesquisadores poderão enviar seus projetos até o dia 10 de junho. A empresa e a fundação vão investir até R$ 5 milhões, divididos igualmente entre as partes, para financiar os projetos aprovados. Esta foi a primeira vez que a Fapesp lança chamada pública para pesquisas em parceria com uma indústria farmacêutica na área de saúde humana.

A chamada apoiará pesquisas em oncologia — sobre tumores de difícil tratamento ou para os quais não existam medicamentos —, doenças degenerativas imunomoduladas e do sistema nervoso central, disfunções hormonais, diabetes e doenças provocadas por fungos, bactérias, protozoários ou vírus. Também poderão ser financiadas pesquisas sobre distúrbios cardiovasculares, processos inflamatórios envolvidos em diferentes patologias, princípios ativos moduladores da pigmentação da pele e distúrbios gastrointestinais.

O convênio com a Biolab é parte do Programa Fapesp de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/biolab.