Notícia

CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Biolab aposta em parcerias para o desenvolvimento de medicamentos inovadores

Publicado em 10 setembro 2011

Em apenas três meses, Chamada Pública Biolab Farmacêutica/FAPESP recebeu 28 propostas de projetos de pesquisas destinados a estudos de valor pioneiro.

A Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares estão entre as instituições públicas e privadas que enviaram projetos para a Chamada Pública Biolab Farmacêutica/FAPESP voltada à inovação em medicamentos para saúde humana.

 No total, foram recebidos 28 projetos, os quais serão avaliados por Biolab e FAPESP, com destaque para as área de oncologia, doenças degenerativas e doenças inflamatórias. A expectativa sobre os projetos apresentados é que proponham investigação e caracterização de potenciais novos fármacos, desenvolvidos em parceria entre as proponentes, Biolab e FAPESP.

O convênio prevê investimentos em três anos com foco em ensaios de eficácia, segurança preliminar e produção de potenciais novos fármacos. Em novembro será oficializada a seleção dos projetos para a parceria e que receberão financiamento. Somados aos projetos recebidos pela Chamada Pública, outros 20 novos projetos estão sob avaliação para fazer parte do pipeline de inovação da Biolab.

“Esses projetos resultam de um trabalho consistente de prospecção internacional e do excelente desempenho da companhia na Bio International Convention 2011, maior evento mundial da indústria de biotecnologia, quando realizamos mais de 40 reuniões em três dias”, explica Marcio de Paula, Gerente de Prospecção & Desenvolvimento Pré-Clínico da Biolab Farmacêutica. ´Trata-se de um número condizente com o compromisso da Biolab de investir constantemente em pesquisas e inovação´.

 Histórico: Em março de 2011, a Biolab Farmacêutica – 4º maior laboratório nacional – e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciaram parceria inédita entre o setor farmacêutico e a instituição.

A Chamada Pública entre o laboratório e a FAPESP pretende reunir projetos voltados ao desenvolvimento de medicamentos inovadores e, assim, fomentar a pesquisa científica brasileira.

 Entre outros critérios, a seleção das propostas valoriza originalidade, ousadia e qualidade do projeto, viabilidade da execução e potencial para ampla disseminação e uso da inovação. ´

Até junho de 2011, a parceria recebeu 28 projetos, dos quais 22 se enquadraram nos parâmetros estabelecidos pelo acordo e seguirão para a avaliação final da Biolab e FAPESP”, informa Márcio de Paula.

Fonte: Portal Fator Brasil-RJ