Notícia

Aracaju Agora Notícias

Biogás produzido com bagaço de maçã pode minimizar o uso de combustível fóssil na indústria (163 notícias)

Publicado em 17 de janeiro de 2023

Rádio Sagres 730 AM Blog da Amazônia Giro Notícias Goiás Agência de Notícias São Joaquim online Alagoas ao Vivo Acontece no RS Jornal Floripa Agora ES Brasil em Folhas online Oficial News Cabreúva Online Paraná On Clic Noroeste Penha News Portal Globo Cidade Canaltech Ciclo Vivo Jornal O São Paulo Região Noroeste Portal Neo Mondo Recantos da Terra online Folha da Minha Sampa Giro Marília Atibaia Jeremoabo.com.br Informativo Astral Portal Euclidense Portal R10 Maranhão Roraima na Rede Zatum Dipu - Diário Popular (São Paulo, SP) Grupo Bom dia TV Caparaó VALEON Rondônia On Alagoas Agora online Diário em Foco Diário Goianiense A Notícia Digital Bom Dia Baixada Bom dia Sorocaba 360 News Gazeta24h (Lauro de Freitas, BA) Tratamento de Água Portal Energia e Biogás Imprensa Livre Portal do Agronegócio BFN Today Brasil Um Só Planeta Portal Macaúba Portal Bauru Notícias Canal Rural TradingView Brasil Colider News Jornal Floripa São Bento em Foco Economic News Brasil TIM News Bem Pra Você Oficial Ilha do Conhecimento Biblioteca do CENA-USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP Brasil Amazônia Agora eCycle UFABC São Paulo FM IE - Instituto de Engenharia Toda Palavra online Mídia Livre News Casa da Maria Mandú Brasil Verde Amarelo O Repórter Regional online Viva Pariquera Tribuna Paulista Mirante da Bocaina Difusão Brasil CanavieiraNews Ceará em Pauta íntegra cidades EARQ ND1 Conexão Na Cidade Conexão Jornalismo Oeste 360 Bom Dia Barretos Momento Notícias Portal WR News Panorâmica News Revista Analytica Destaque Jornal Rondônia Digital Litoral de Fato Rádio Vibe Mundial FM 95,7 Canal Executivo Blog Canal Ambiental Espaço Ecológico no Ar Agrolink Território Secreto Biomassa e Bioenergia online Portal Sustentabilidade Portal Gilberto Silva Yahoo! Finanças Fundação Verde Herbert Daniel Yahoo! Vida e Estilo Raízes FM 98,7 Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ZAP Notícias - AEIOU (Portugal) Agência de Notícias São Joaquim online Vida Rural MT Cristo é Lúcifer greenMe Brasil Litoral Vale Antena Politica Brasil em Pauta A Lavoura online Buobe Espaço Democrático Mix Vale iFood News Portal Hora News Verguia Revista da Fruta online Portal Casa Nova O Melhor da Cidade Notícia Diária Portal Altônia Portal Ribeira Portal CM News ACERVO Informa Paraíba Momento MS Notícias New Notícias Monte Santo Notícias
Por Ricardo Muniz, da Agência FAPESP

Cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) usaram com sucesso bagaço de maçã para produzir biogás. A pesquisa, Publicados na revista Conversão de Biomassa e Biorrefinariafaz parte da filosofia da “economia circular”, que tem como princípios a redução de custos, o fechamento dos ciclos de produção de resíduos e o avanço no reaproveitamento e reciclagem de bioenergia e biomateriais.

A maçã está entre as frutas mais consumidas no mundo, tanto in natura como processado em suco, vinagre e cidra, entre outros. Mas os subprodutos gerados pela Indústria geralmente são descartados sem qualquer aplicação posterior. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de maçã em 2020 foi de quase 86,5 milhões de toneladas. China (46,85%), Estados Unidos (5,38%) e Turquia (4,97%) são os maiores produtores.

“A biorrefinaria com tecnologia de digestão anaeróbia gera energia elétrica e térmica, reduz a emissão de gases de efeito estufa e valoriza o resíduo, convertido em adubo orgânico”, explica Tânia Forster Carneiroque concluiu seu doutorado em engenharia de processos industriais pela Universidade de Cádiz (Espanha) em 2004 e atualmente leciona na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, na área de bioengenharia e biotecnologia.

Conforme explica o pesquisador, a digestão anaeróbia é um processo microbiológico que envolve Consumo de nutrientes e produção de metano. A digestão anaeróbica do tipo seco (com concentração total de sólidos dentro do reator acima de 15%) é considerada um tratamento interessante para os resíduos orgânicos sólidos e uma destinação final ambientalmente mais adequada quando comparada aos aterros sanitários.

Os resultados mostram um rendimento de 36,61 litros (L) de metano por quilo de sólidos removidos, o que pode gerar 1,92 quilowatts-hora (kWh) de eletricidade e 8,63 megajoules (MJ) de calor por tonelada de bagaço de maçã. A bioenergia recuperada pela Indústria poderia suprir 19,18% da eletricidade e 11,15% do calor nos custos operacionais do reator. Assim, os biocombustíveis e a bioeletricidade podem contribuir com políticas públicas, reduzir o Consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa provenientes de resíduos orgânicos.

transição energética

O grupo de pesquisa constatou que a emissão evitada de gases de efeito estufa gerada pelo biogás representou 0,14 quilograma (kg) de dióxido de carbono (CO2) equivalente de eletricidade e 0,48 kg de CO2 equivalente de calor por tonelada de bagaço de maçã. “A tecnologia da digestão anaeróbia é estável e pode ser implantada em pequenas e médias indústrias, auxiliando na transição para a economia circular e oferecendo uma melhor destinação para resíduos de frutas, sendo uma alternativa para a valorização de subprodutos, proporcionando ganhos para da cadeia produtiva”, diz Carneiro.

O trabalho também é assinado por alunos e pesquisadores da FEA-Unicamp Larissa Castro Ampese (doutoranda), Guilherme Gustavo Sganzerla (doutorado direto), Henrique Di Domenico Ziero (doutorando) e Josiel Martins Costa See More (pós-doutorado), além do professor Gilberto Martins (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC). As pesquisas recebem uma série de apoios da FAPESP (18/14938-4, 19/26925-7 e 21/03950-6).

Carneiro e Sganzerla publicaram recentemente artigo sobre a tecnologia de digestão anaeróbica que produz metano a partir do bagaço de malte da Indústria cervejeira, demonstrando em detalhes o ganho de energia elétrica e térmica por meio de cálculos de balanço de massa e energia de todas as vazões de entrada e saída. Para cada tonelada de bagaço de malte é possível produzir 0,23 megawatt-hora de energia elétrica (Leia mais em: agencia.fapesp.br/38702/).

O artigo Valorização do bagaço de maçã para produção de biogás: uma abordagem líder de biorrefinaria anaeróbia para uma bioeconomia circular pode ser lido em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13399-022-03534-6.