Estudo de revisão realizado por cientistas ligados ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell na Universidade de São Paulo (USP), apontou que o biogás representa uma alternativa eficiente e promissora a nível ambiental para substituir o diesel como combustível de caminhões de carga. As informações são da Agência FAPESP.
Foram analisados 45 artigos científicos com foco na chamada “avaliação de ciclo de vida” dos combustíveis usados no setor de transporte rodoviário de carga. Esse tipo de análise observa todo o processo de uso dos materiais, da extração em poços de petróleo e gás, produção agrícola de matérias-primas ou geração de eletricidade até o descarte ou reciclagem, se houver.
Ainda, foram considerados os aspectos econômicos e ambientais dos diferentes tipos de combustíveis, como emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de poluentes, entre eles um material particulado e monóxido de carbono. Além do biogás, que é produzido pela decomposição de matéria orgânica por bactérias, as células de combustível alimentadas por hidrogênio também são apontadas como eventual boa alternativa no quesito de redução nas emissões de GEE.
“O Brasil tem um grande potencial para a adoção do biogás, pois poderia aproveitar resíduos da produção de etanol, por exemplo”, diz o engenheiro eletricista Pedro Gerber Machado, pesquisador do Departamento de Engenharia Química do Imperial College London, no Reino Unido, e um dos autores do artigo, publicado na revista