Estudo desenvolvido pelo RCGI e divulgado pela FAPESP mostra potencial do gás renovável para diminuir emissões de poluentes. Eletricidade gerada a partir do biogás também é positiva
A produção de biogás no mundo vem crescendo ano após ano e cada vez mais seu uso vem proporcionando experiências positivas quanto a substituição de combustíveis fósseis por ele.
Um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para inovação em Gás (RCGI – sigla em Inglês) traz dados relevantes sobre o uso do biogás em frotas de caminhões de carga, onde o mesmo se mostra uma alternativa bastante promissora e eficaz para reduzir os danos ambientais causados pelo Diesel.
No Brasil, o estudo foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e todo o material pode ser acessado aqui
Ciclo de vida dos combustíveis foi principal fator avaliado no estudo
Publicado na revista Wires Energy and Environment, o estudo intitulado como “Revisão do ciclo de vida de gases de efeito estufa, emissões de poluentes atmosféricos e custos de caminhões rodoviários médios e pesados” teve como base a análise de 45 artigos científicos que avaliavam o ciclo de vida dos combustíveis segundo a FAPESP.
Todo o processo analisado durante o estudo levou em conta a produção completa dos combustíveis, desde a sua extração em poços de petróleo e gás natural, assim como a matéria prima do biogás em ambientes agrícolas, passando pela produção de eletricidade e por fim o descarte ou reciclagem do combustível final.
Além disso, segundo a FAPESP, também foram avaliados os aspectos econômicos e ambientais do diferentes tipos de combustíveis, onde a conclusão se deu que o uso de tecnologias para o desenvolvimento dos combustíveis tem um papel fundamental da produção de opções menos poluentes como o biogás.
A alternativa renovável se mostrou muito promissora e com grande potencial para gerar tanto energia como combustível renovável, visto que o país poderia utilizar os resíduos da produção de etanol na produção do biogás e se transformar em uma grande cadeia renovável de combustível.
Contudo, muitas coisas ainda também interferem na produção renovável assim como o uso correto de cada tecnologia segundo os autores do estudo como as condições das rodovias, a localização, os materiais utilizados e matriz energética onde são usados.
O uso de tecnologias ainda demanda muito investimento por parte dos investidores, o que está entre os obstáculos para a falta de incentivo ao uso do biogás no Brasil. Apesar de promissora, a alternativa ainda requer mais estudos e políticas públicas.
ABiogás também reforça potencial do biogás para geração de energia limpa no Brasil
Assim como a produção de biocombusível para frotas de caminhões, o potencial do biogás para geração de energia também é bastante satisfatória no Brasil segundo a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás).
Um levantamento feito pela associação mostra que se todo o potencial de biogás fosse aproveitado no Brasil seria possível garantir a instalação de ao menos de 19 GW termelétricos na matriz energética brasileira.
A expectativa agora é que o governo brasileiro estabeleça políticas públicas sobre o setor de modo que todos os atributos do biogás sejam considerados.
Fonte: Portal Biomassa BR