Belo Horizonte - As duas maiores fundações de amparo à pesquisa do país - Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - uniram forças para o lançamento de um edital voltado para bioenergia. O investimento é de R$ 5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões de cada instituição, em projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, além do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Serão considerados projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento relacionados ao tema etanol, incluindo fontes, processos de produção, tecnologia de utilização, como combustível e certificação. O objetivo é que os projetos de pesquisa gerem conhecimento, competências e alianças estratégicas, além de incentivarem a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois estados.
O edital terá duas entradas: a primeira encerra-se em 1º de setembro e, a segunda, em 10 de novembro. Os pesquisadores devem submeter seus projetos, simultaneamente, na Fapemig e na Fapesp. As comissões de cada instituição avaliarão as propostas e, após julgamentos individuais, se reunirão para dar o parecer final. Importante destacar que, para esta chamada, as propostas devem ser entregues, em versão impressa, no Protocolo da Fapemig ou enviadas pelos correios.