Amanhã, pesquisadores da área de bioenergia participam, na Fapesp, do workshop Impactos Socioeconômicos, Ambientais e de Uso da Terra. Atividade do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), o encontro discutirá perspectivas para o setor de bioenergia, ecologia e sustentabilidade dos biocombustíveis, emissão e mitigação de gases de efeito estufa (GEE) na produção e uso de etanol de cana-de-açúcar, contribuições de mudanças no uso da terra para o balanço de GEE dos biocombustíveis, estoque de carbono e produção de GEE pelo cultivo de cana no Brasil e variações desse estoque e emissão de gases n as regiões Tropical e Subtropical do País.
A Fapesp divulgou neste ano os resultados de duas chamadas de propostas no âmbito do Programa BIOEN. Os projetos sobre impactos da produção de biocombustíveis aprovados tratam, entre outros temas, dos efeitos da expansão da agroindústria da cana em ambientes aquáticos, do monitoramento das características químicas do solo e de simulações do uso da terra e da expansão da agricultura no Brasil.
O Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) apoia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil.
A iniciativa conta com investimentos iniciais de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas ou em associação entre universidades e empresas.