Notícia

Jornal da Unesp

Biodiversidade une Unesp e Finlândia

Publicado em 01 setembro 2014

Por Marcos Jorge

Três propostas da Unesp foram contempladas em uma chamada relacionada ao tema da biodiversidade e do uso sustentável de bens naturais, publicada no final de 2013. Os projetos terão duração de quatro anos, deverão envolver a cooperação com instituições finlandesas e serão financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Academy of Finland (AKA).

Um dos projetos selecionados se destina ao estudo da biodiversidade de riachos, proposto pelo professor Tadeu de Siqueira Barros, do Instituto de Biociências (IB), Câmpus de Rio Claro, e pelo professor finlandês Jani Markus Heino, da Universidade de Oulu.

O professor Milton Cezar Ribeiro, também do IB/Rio Claro, teve aprovada uma proposta em parceria com o professor Otso Vaskainen, da Universidade de Helsinki. Eles deverão desenvolver métodos inovadores de monitoramento de biodiversidade, para análise de dados colhidos na Mata Atlântica, na Amazônia e no Pantanal.

O terceiro projeto se volta para o mapeamento e monitoramento de biodiversidade usando o conhecimento finlandês no mapeamento de florestas por meio de veículos aéreos não tripulados (Vant), também chamados de drones. A iniciativa envolve o professor Antônio Maria Tommaselli, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente, e o professor Juha Hyyppa, do Finnish Geodetic Institute.