Notícia

MidiaFlex

Biodiversidade e ciclagem de nutrientes são temas do BIOTA-FAPESP Educação

Publicado em 23 junho 2014

O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP) realiza na próxima quarta-feira (25/06), na sede da Fundação, três palestras sobre biodiversidade e ciclagem de nutrientes.

 

O encontro é parte do ciclo de conferências de 2014 do BIOTA-FAPESP Educação, vertente do programa voltada à melhoria do ensino da ciência da biodiversidade. Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores. Este é o quinto e último encontro da série.

 

Gabriela Bielefeld Nardoto, da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre os estoques de nitrogênio nas florestas brasileiras. Simone Vieira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentará uma palestra sobre os estoques de carbonos das florestas.

 

Encerrando o encontro, Plinio Barbosa de Camargo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre carbono, nitrogênio e outros nutrientes em sistemas aquáticos.

 

O BIOTA-FAPESP Educação realizou seu primeiro ciclo de conferências em 2013, com palestras sobre biodiversidade e biomas brasileiros. A atividade continuou em 2014 abordando o tema serviços ecossistêmicos. As palestras transmitem, em linguagem acessível, o conhecimento sobre biodiversidade e sua conservação, restauração e uso sustentável gerado pelo BIOTA-FAPESP.

 

Em 14 anos de pesquisa, o programa produziu um banco de dados com mais de 102 mil registros de quase 12 mil espécies. Os pesquisadores ligados a mais de 100 projetos formaram 205 doutores, publicaram 1.050 artigos científicos em 260 revistas científicas, 20 livros, dois atlas e mapas temáticos para orientação de políticas públicas. Esse conjunto de informações subsidiou a criação de 23 instrumentos legais (leis, decretos e resoluções) voltados à conservação ambiental no Estado de São Paulo.

 

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes/inscricao.

 

A conferência ocorrerá a partir das 14 horas na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500 (Alto de Pinheiros), em São Paulo.

 

Mais informações: www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes