O SESC Ribeirão Preto está apresentando, até amanhã, a exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras, comemorativa dos cinco anos do Programa Biota-FA-PESP Instituto Virtual da Biodiversidade, incluindo textos didáticos, mapas, imagens de satélites e muitas fotos mostram aos visitantes a rica distribuição da biodiversidade paulista.
A mostra, que também homenageia a Semana Internacional do Meio Ambiente, está dividida em cinco módulos: Águas Costeiras. Mata Atlântica, Águas Urbanas. Águas Interiores e Cerrado.
Para aproveitar melhor a visita, os ideal izadores sugerem que se imagine estar chegando ao Estado de São Paulo de barco. O módulo Águas Costeiras ilustra os organismos, muitos deles microscópicos, que são encontrados ao descer da embarcação nas águas rasas de uma praia.
Ao deixar a praia e caminhar em direção ao interior, depara-se, no módulo seguinte, com a Mata Atlântica, a mais exuberante floresta brasileira, que recobre as escarpas da Serra do Mar e se estende pelo interior do Estado. Ao passar pela Serra do Mar, chega-se ao maior centro urbano da América Latina. Apesar de profundamente modificado pelo homem, o ambiente urbano surpreende pela diversidade de animais e plantas encontradas, como mostra o módulo 3, Áreas Urbanas. Repetindo o caminho feito pelos Bandeirantes, o espectador prossegue em direção ao interior pelo rios.
Ainda que altamente poluídos na saída de São Paulo, eles vão se depurando à medida que se afastam da metrópole e apresentam uma fauna muito rica e diversificada, que é mostrada no Módulo 4 Águas Interiores. Esse módulo mostra também a importância das Matas Ciliares para a preservação dos mananciais e dos recursos hídricos.
Finalmente, ao navegar pelos rios, chega-se a uma porção do interior do Estado onde predominam os Cerrados, que são apresentados no módulo 5. A exposição é uma parceria da Editora Horizonte Geográfico e Serviço Social do Comércio (SESC), com apóio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e patrocínios da Natura e do Citigroup.
Biota - O BIOTA-FAPESP, Instituto Virtual da Biodiversidade, tem como objetivo fazer o levantamento e a caracterização da biodiversidade do Estado de São Paulo para sua conservação e uso sustentável.
Padronizando amostras, produzindo e armazenando informações relevantes, os pesquisadores buscam entender os processos que geram e mantêm a biodiversidade, assim como aqueles que podem resultar nu sua redução.
O programa subsidia estratégias públicas de planejamento ambiental, envolvendo cerca de 400 profissionais de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo, além de outros 70 pesquisadores de outros Estados e aproximadamente 50 do exterior.
A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h3O às 22h e sábados e domingos das 9h às 18h. Agendamento de escolas na Central de Atendimento do SESC Ribeirão Preto pelo telefone 610-0141. ramal 202.
O SESC Ribeirão Preto fica na rua Tibiriçá, 50, telefone 610-0141.
Notícia
A Cidade (Ribeirão Preto)