Notícia

IG

Biodiesel:comissão de bioenergia/sp discute trabalho no setor sucroalcooleiro

Publicado em 03 setembro 2007

Acontece nesta terça-feira (04), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na capital paulista, o Encontro para discutir a formação de recursos humanos na cadeia produtiva de cana e biodiesel e relações do trabalho no setor sucroalcooleiro. Estarão reunidos representantes dos cortadores de cana, trabalhadores em usinas, transportes e representantes dos empregadores, áreas governamentais, universidades e instituições de pesquisa.

O encontro faz parte das discussões dos grupos participantes da Comissão Especial de Bioenergia do Governo do Estado de São Paulo. Na abertura, às 14 h, o secretário de Agricultura, João Sampaio, fala do papel da pasta na discussão da capacitação e no incentivo às políticas agrícolas alternativas para pequenos produtores e profissionalização no setor. A primeira parte do debate discute a formação de recursos humanos na cadeia produtiva da cana, com a participação de especialistas da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e palestra do pesquisador Carlos Eduardo Fredo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria. A segunda parte é sobre relações do trabalho com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e entidades representantes dos empregadores e trabalhadores. O objetivo desse primeiro encontro é discutir com a cadeia produtiva alternativas para a capacitação tendo em vista o processo de mecanização da colheita da cana, assim como a profissionalização do setor sucroalcooleiro como um todo, afirma o secretário João Sampaio. A Comissão Especial de Bioenergia, criada pelo governador José Serra em 24 de abril deste ano, tem como missão orientar a produção da energia limpa e renovável no Estado. Os membros devem apresentar os planos de ação das entidades da administração direta e indireta necessários ao desenvolvimento da bioenergia e toda a sua interface no setor. O grupo, presidido pelo ex-secretário de Meio Ambiente José Goldemberg, conta também com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Economia e Planejamento, Saneamento e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho, além de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Um segundo encontro já está programado para o dia 11 de setembro, também na sede da Secretaria de Agricultura. Depois dessas discussões, a Secretaria prepara documento com propostas de ações no âmbito da Comissão Especial de Bioenergia. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que também antecipa a programação do evento.

Dia 4 de setembro 13h30 Inscrições 14h Abertura com o secretário João Sampaio 14h15 - Formação de Recursos Humanos na cadeia produtiva de cana-de-açúcar e biodiesel Palestrante: Carlos Eduardo Fredo pesquisador do IEA/Apta/Secretaria de Agricultura 14h50 Comentários sobre a exposição Mário Otávio Batalha Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Nelson de Almeida Prado Hervey Costa Secretário-adjunto de Emprego e Relações de Trabalho Representante do Dieese 15h50 - Relações do trabalho no setor sucroalcooleiro e oleaginosas Palestrante: Marcio Pochmann presidente do Ipea (VA)