Notícia

Portal do Governo do Estado da Paraíba

Bingo publica artigos que são 'pedra fundamental' do projeto (12 notícias)

Publicado em 15 de agosto de 2022

Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, 03, a equipe do projeto Radiotelescópio Bingo apresentou uma conquista: a publicação de sete artigos científicos na prestigiada revista Astronomy & Astrophysics. O professor Élcio Abdalla, da USP, coordenador geral do projeto Bingo, fez o anúncio e comentou a importância do feito. Também participaram da transmissão via YouTube e responderam a perguntas dos jornalistas e do público, os professores Alex Wuensche (do Inpe), vice-coordenador do projeto, Amílcar Rabelo (da UFCG), coordenador do projeto na Paraíba, Luciano Barosi (da UFCG), também coordenador do projeto na Paraíba, e Rubens Freire, da UFPB e secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, além de outros pesquisadores participantes.

 

O projeto Bingo diz respeito à construção de um radiotelescópio na zona rural do município de Aguiar, na Paraíba. Utilizando uma faixa de rádio, o equipamento vai rastrear o espaço em busca de respostas, com as questões que envolvem assuntos ainda misteriosos do universo, como a matéria escura. Para Élcio Abdalla, a publicação dos artigos é a pedra fundamental do projeto. "Eles fundamentam o projeto, descrevem a tecnologia, a eletrônica e o tipo de observação usada, descreve a ótica pela qual vamos observar o universo, descreve como nós separamos o ruído - que é uma parte muito difícil - e qual é a ciência que vamos tentar observar", afirmou.

Rubens Freire ressaltou o compromisso do Governo do Estado com iniciativas como essa. "Nós compreendemos de maneira clara o conhecimento científico e tomamos iniciativas bastante contundentes nesse aspecto, notadamente no ponto crítico de maior crise da pandemia", lembrou. "Aplicamos recursos financeiros fundamentados nas orientações científicas que o governo recebia de quadros do próprio governo e de colegas nossos do âmbito das instituições públicas - tanto das universidades quanto do Sistema Público de Saúde. Compreendemos que o retorno social é inequívoco".

O projeto Bingo é uma colaboração internacional, liderada por pesquisadores brasileiros, realizado pelo Inpe, UFCG e USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Governo da Paraíba, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Finep, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e da Universidade Yangzhou, da China, com mais de 100 pesquisadores de vários países.