Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Biblioteca Pública Municipal ganha "Espaço Verde"

Publicado em 03 julho 2008

Por Michele Stella

Que o meio ambiente precisa de mais atenção e cuidado qualquer ser humano está cansado de saber - afinal, muito se fala hoje em dia a respeito dos sinais de "socorro" que têm sido emitidos pela natureza, como o efeito estufa e o aquecimento global, entre vários outros. No entanto, mais que palavras e notícias sobre o assunto, são mesmo as ações que fazem diferença.

A inauguração do "Espaço Verde" na Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, no Complexo Argos, é uma iniciativa que visa incentivar as pessoas a "agirem" quando o assunto é o meio ambiente. "Este é um espaço que chega para facilitar pesquisas a respeito do tema, chamar a atenção de estudantes e criar na população a mentalidade de preservação do verde", considera o prefeito Ary Fossen, que inaugurou o novo ambiente da Biblioteca Pública Municipal na noite de ontem.

De acordo com ele, a iniciativa partiu da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes. A inauguração do "Espaço Verde" foi a 4ª ação da Prefeitura Municipal neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente - as antecedentes foram a emissão de posse da Cachoeira Morangaba, que abre perspectiva de ampliação das áreas públicas na região da Serra do Japi; a desapropriação de aproximadamente 350 mil metros quadrados de área contígua à cachoeira; e o convênio com a Unicamp e Fapesp para reformar, adequar e equipar a Base de Estudo de Ecologia e Educação Ambiental em Jundiaí.

Para Neizy Cardoso, diretora da Biblioteca, a ação relacionada à criação do espaço merece ser parabenizada. "Trata-se de um espaço que será de muita utilidade para a população jundiaiense. Temos

aproximadamente 350 título de obras sobre o meio ambiente, além de CDs, DVDs e teses de estudiosos. O 'Espaço Verde' também vem ao encontro da nossa Olimpíada de Redação, que neste ano tem como tema o

planeta Terra", comemora.