Notícia

Bom Dia Sorocaba online

Biblioteca do futuro é inaugurada hoje e disponibiliza 188 mil livros eletrônicos

Publicado em 21 agosto 2007

A biblioteca do futuro está prestes a se tornar uma realidade nas três universidades estaduais paulistas.

O consórcio formado pelos três sistemas de bibliotecas da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) passa a contar com um acervo de 188 mil livros eletrônicos. A cerimônia de inauguração do portal de e-books ocorre hoje, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Unicamp.

Os títulos, a maioria voltada à pós-graduação, abrangem todas as áreas do conhecimento. Pelo menos 250 mil usuários, entre docentes, pesquisadores e alunos, terão acesso.

O projeto foi viabilizado a partir de recursos da Fapesp no âmbito do programa FAP-Livros. Foram investidos US$ 2 milhões na aquisição de bancos de dados.

"Trata-se do maior e mais atualizado acervo de e-books da América Latina", informa o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. "Com essa conquista, as universidades estaduais paulistas, que concentram metade da produção científica no Brasil, colocam-se à frente do processo de disponibilização bibliográfica eletrônica no país". O reitor ressalta que, no caso específico da Unicamp, esse processo já vem de vários anos, uma vez que detém a maior biblioteca digital brasileira.

Os livros eletrônicos podem ser acessados 24 horas por dia. O site é: www.cruesp.sp.gov.br/bibliotecas.