Notícia

JC e-mail

Biblioteca do futuro disponibiliza 188 mil livros eletrônicos

Publicado em 14 agosto 2007

Portal do Consórcio Cruesp coloca à disposição de 250 mil usuários das três universidades paulistas obras de referência em todas as áreas do conhecimento

A biblioteca do futuro está prestes a se tornar uma realidade nas três universidades estaduais paulistas. O consórcio formado pelos três sistemas de bibliotecas da USP, Unesp e Unicamp passa a contar com um acervo de 188 mil livros eletrônicos.

Os títulos, a maioria voltada para a pós-graduação, abrangem todas as áreas do conhecimento. Pelo menos 250 mil usuários, entre docentes, pesquisadores e alunos, terão acesso a essa massa de e-books.

O projeto, idealizado pelo Consórcio Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) Bibliotecas, foi viabilizado a partir de recursos da Fapesp no âmbito do programa FAP-Livros.

Foram investidos US$ 2 milhões na aquisição de bancos de dados de livros eletrônicos. A cerimônia de inauguração do portal de e-books ocorrerá no próximo dia 22 de agosto, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Unicamp.

"Trata-se do maior e mais atualizado acervo de e-books da América Latina", informa o presidente do Cruesp e reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

"Com essa conquista as universidades estaduais paulistas, que concentram metade da produção científica no país, colocam-se à frente do processo de disponibilização bibliográfica eletrônica no país".

O reitor ressalta que, no caso específico da Unicamp, esse processo já vem de vários anos, uma vez que detém a mais ampla biblioteca digital brasileira.

Leia: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju367pag06.html

(Jornal da Unicamp, edição 367 - 13 a 19 de agosto de 2007)