A série de setembro de 2024 do Café Filosófico CPFL traz o tema “Bem-estar do corpo e da mente” em dois módulos “Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, com a curadoria de Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial; e “Mente em Foco”, que tem o Instituto CPFL e o Pacto Global da ONU no Brasil como curadores. A estreia será no dia 5, às 19h, com encontros presenciais e gratuitos, sempre às quintas-feiras do mês, na sede do Instituto CPFL , em Campinas , com entrada por ordem de chegada a partir das 18h. Também há transmissão ao vivo no canal do Café no Youtube
Abrindo a programação, o primeiro encontro do módulo Tai Chi Chuan vai explorar a ligação da arte marcial com a filosofia chinesa, a medicina histórica da China, e as técnicas e artes da estratégia desenvolvidas ao longo da civilização chinesa. “Nosso objetivo é compreendermos como a arte do corpo elabora a filosofia em seus movimentos, apontando para o modo de conhecimento e cuidado com a vida”, explica Almeida. “Vamos explorar o Tai Chi em sua conexão com uma elaboração valiosa da China antiga: de que o pensamento, a ação e a ética podem caminhar juntas a partir de um caminho integral de harmonia com o mundo”, completa o curador.
Gabriel Guarino de Almeida é antropólogo e artista marcial, dedicado ao ensino, pesquisa e prática do wushu chinês. É pesquisador em Pós-Doutorado (Métis/USP) com financiamento da FAPESP. Como educador, foi professor premiado do Instituto Confucius na PUC-Rio, ministrando cursos em arte marcial e cultura chinesa. Gabriel é doutor em Ciências Humanas – Educação pelo PPGE/PUC-Rio, mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF e bacharel em Direito pela FD/UFF.
Mente em Foco
Até o final do século passado, o sofrimento psíquico estava envolto em tabus. Hoje, a chamada “saúde mental” é pauta nos mais variados espaços da sociedade. O que mudou? O tema será debatido no segundo módulo da série deste mês com a psicanalista Cláudia Cavallini, que vai abordar os desafios que as lideranças enfrentam hoje, pensando no crescente adoecimento mental das pessoas trabalhadoras, e com o psicólogo Marcelo Ferretti, que vai debater sobre o impacto do trabalho na saúde mental das juventudes.
Veja a programação de setembro:
19h: “O Tai Chi Chuan como porta para a cultura chinesa”, com Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial
Assista on-line: canal do Café no YouTube
19h: “Ancestralidade e tradição – do Brasil à China”, com Gil Rodrigues, educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa
Assista on-line: canal do Café no YouTube
19h: “Saúde mental em cargos de liderança”, com Claudia Cavallini, psicanalista
Assista on-line: canal do Café no YouTube
19h: “Novas gerações: diferentes visões do trabalho”, com Marcelo Ferretti, doutor em Filosofia
Assista on-line: canal do Café no YouTube