A saúde mental é uma preocupação de mais da metade (52%) da população brasileira. A constatação foi feita a partir da pesquisa “Global Health Service Monitor 2023”, realizada pela Ipsos.
Em 2018, quando foi realizado o primeiro monitoramento, 18% dos entrevistados haviam mencionado a saúde mental como tema de maior preocupação.
E no mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), o Café Filosófico CPFL traz a série “Bem-estar do corpo e da mente”. Serão dois módulos: “ Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, com a curadoria de Gabriel Guarino de Almeida , antropólogo e artista marcial; e “ Mente em Foco” , que tem o Instituto CPFL e o Pacto Global da ONU no Brasil como curadores.
A série estreia nesta quinta-feira (05/09), às 19h , com o primeiro encontro do módulo Tai Chi Chuan, que vai explorar a ligação da arte marcial com a filosofia chinesa, a medicina histórica da China, e as técnicas e artes da estratégia desenvolvidas ao longo da civilização chinesa. “Nosso objetivo é compreendermos como a arte do corpo elabora a filosofia em seus movimentos, apontando para o modo de conhecimento e cuidado com a vida”, explica Almeida. “Vamos explorar o Tai Chi em sua conexão com uma elaboração valiosa da China antiga: de que o pensamento, a ação e a ética podem caminhar juntas a partir de um caminho integral de harmonia com o mundo”, completa o curador.
Gabriel Guarino de Almeida é antropólogo e artista marcial, dedicado ao ensino, pesquisa e prática do wushu chinês. É pesquisador em Pós-Doutorado (Métis/USP) com financiamento da FAPESP. Como educador, foi professor premiado do Instituto Confucius na PUC-Rio, ministrando cursos em arte marcial e cultura chinesa. Gabriel é Doutor em Ciências Humanas – Educação pelo PPGE/PUC-Rio, Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF e Bacharel em Direito pela FD/UFF.
Mente em Foco
Até o final do século passado, o sofrimento psíquico estava envolto em tabus. Hoje, a chamada “saúde mental” é pauta nos mais variados espaços da sociedade. O que mudou? O tema será debatido no segundo módulo da série deste mês com a psicanalista Cláudia Cavallini, quevai abordar os desafios que as lideranças enfrentam hoje, pensando no crescente adoecimento mental das pessoas trabalhadoras, e com o psicólogo Marcelo Ferretti , que vai debater sobre o impacto do trabalho na saúde mental das juventudes.
O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, realizado por meio de palestras presenciais em Campinas, transmissões pelo canal do Café via YouTube, além de uma programação transmitida pela TV Cultura, dividida em três grades: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Conheça a programação de setembro:
05/09, quinta-feira, 19h : “O Tai Chi Chuan como porta para a cultura chinesa”, com Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial
(Assista on-line: canal do Café no YouTube
12/09, quinta-feira, 19h : “Ancestralidade e tradição – do Brasil à China”, com Gil Rodrigues , educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa
(Assista on-line: canal do Café no YouTube
19/09, quinta-feira, 19h : “Saúde mental em cargos de liderança”, com Claudia Cavallini, psicanalista
(Assista on-line: canal do Café no YouTube
25/09, quarta-feira, 19h : “Novas gerações: diferentes visões do trabalho”, com Marcelo Ferretti, doutor em Filosofia
(Assista on-line: canal do Café no YouTube
Os encontros são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no
Café Filosófico CPFL ao vivo com Gabriel Guarino de Almeida , antropólogo e artista marcial
Quando: 05 de setembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
Post Views:
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.