Notícia

Blog do Pupim

Beluzzo e Galípolo escrevem livro sobre o poder do dinheiro (1 notícias)

Publicado em 12 de outubro de 2021

Por Paulo Pupim

Amanhã tem novo livro na praça e, parece, dos bons se formos analisar os autores. Com o selo da Editora Contracorrente, a obra tem lançamento oficial nesta quarta-feira (13), às 19 horas, pelo canal do Youtube da Contracorrente. O livro tem como título “Dinheiro: o poder da abstração real”, escrito por Belluzzo e o também professor Gabriel Galípolo. Adotando linguagem acessível e refinada, a publicação promete ser mais uma importante contribuição ao pensamento econômico.

A editora revela que os autores fazem “provocações cirúrgicas” e “promovem uma reflexão indispensável à sociedade brasileira”. Cita o trecho seguinte como exemplo: “o conceito de abstração real condensa com propriedade a natureza do processo de constituição da estrutura e dinâmica do capitalismo. Vamos considerar as cadeias globais de valor. Esse movimento ocorre na estrita obediência às normas do capitalismo enquanto sistema, cujo objetivo é a acumulação de riqueza abstrata, monetária. Ou seja, não se trata de produzir e gerar abundância e conforto material para os indivíduos e suas vidas, mas de produzir mercadorias concretas, particulares, úteis ou inúteis, com o propósito de acumular dinheiro”.

Luiz Gonzaga Belluzzo é professor de economia aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Fundador da Facamp e conselheiro editorial da Revista Carta Capital, ex-conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Já foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical Dictionary of Dissenting Economists e recebeu o Prêmio Intelectual do Ano (Prêmio Juca Pato).

Gabriel Galípolo é formado em Ciências Econômicas e tem mestrado em Economia Política, ambos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento também do Estado de São Paulo. Escreveu com Belluzzo os livros “Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo” e “A escassez na abundância capitalista”.