Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

BEI EDITORA LANÇA "O FUZZIE E O TECHIE" EM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO FUTURO

Publicado em 01 junho 2018

São Paulo, Maio de 2018 – A BEI Editora lançará no próximo dia 5/6 o livro "O Fuzzie e o Techie", com debate reunindo o autor, Scott Hartley, Eduardo Hruschka (Itaú Unibanco e POLI-SP) e Romero Rodrigues (Buscapé) na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista a partir das 18h30. Com acesso gratuito e aberto ao público, o debate tratará o tema central do livro: o valor das ciências humanas em um mundo dominado pela ciência e tecnologia, reformulado sob um ponto de vista contrário à clássica oposição entre os profissionais dos dois campos, aos quais o autor chama, retomando uma tradição universitária norte-americana, fuzzies ("humanistas") e techies ("tecnicistas").

À medida que avançamos em direção a um mundo cada vez mais tecnológico, o senso comum enxerga uma desvalorização da formação em ciências humanas. Scott Hartley nos revela exatamente o contrário: os fuzzies estão tomando um papel fundamental no desenvolvimento das ideias de sucesso mais criativas do mundo dos negócios, e sua colaboração com os techies é a chave para a dinâmica profissional do futuro.

Hartley argumenta que "à medida que desenvolvemos nossa tecnologia para torná-la cada vez mais acessível e democrática, e à medida que se ela torna cada vez mais onipresente, as questões atemporais das ciências humanas e seus insights sobre as necessidades e os desejos humanos se tornam requisitos essenciais no desenvolvimento de nosso instrumental tecnológico". Para provar essa convicção, o livro reúne diversos exemplos de colaboração entre os conhecimentos da área de humanidades e as habilidades técnicas e científicas no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, como é o caso de alguns dos mais bem-sucedidos profissionais e de algumas das maiores companhias ao redor do mundo.

O fuzzy e o techie traz, portanto, um ponto de vista extremamente atual e indispensável para a discussão sobre a economia do amanhã, voltado tanto para estudantes em seus primeiros passos na construção de seu futuro quanto para educadores, políticos e empresários, ou qualquer pessoa que deseje encontrar novas soluções para as transformações que vivemos hoje.

O FUZZY E O TECHIE

ISBN: 978-85-7850-120-4

244 páginas

15,5 x 23 cm

R$ 64,00

LANÇAMENTO "O FUZZIE E O TECHIE"

Conversa entre o Scott Hartley e Eduardo Hruschka, com participação do público, e noite de autógrafos

Data: 5/6

Horário: 18h30

Local: Livraria Martins Fontes

Endereço: Av. Paulista.

70 lugares.

SOBRE SCOTT HARTLEY

Scott Hartley é capitalista de risco e consultor de startups. É formado pela Universidade de Stanford e tem dois mestrados pela Universidade de Columbia. Atuou em parceria com as empresas Mohr Davidow Ventures e Metamorphic Ventures, em Nova York. Atuou como Presidential Innovation Fellow, na Casa Branca, e trabalhou nas empresas Google, Facebook e arvard's Berkman Center for Internet & Society. Escreveu artigos para a Forbes, The Financial Times, Foreign Policy e Boston Review, entre outros. Atualmente, é membro do Conselho de Relações Exteriores e vive no Brooklyn, em Nova York.

SOBRE EDUARDO HRUSCHKA

Eduardo Hruschka é superintendente de ciência de dados do Itaú-Unibanco e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. Entre 2013-2016, foi cientista-chefe da startup "Big Data". Concluiu seu doutorado em 2001 no Programa Interdisciplinar de Computação de Alto Desempenho da COPPE/UFRJ. Realizou pós-doutoramento em ciência de dados na University of Texas at Austin, entre 2010-2012. Obteve seu título de Livre-Docente em Ciências de Computação pela USP em 2012. Foi Jovem Pesquisador da FAPESP e pesquisador nível 1-D do CNPq. Foi editor associado do periódico científico Information Sciences, da editora Elsevier. Desde 1996 desenvolve, aperfeiçoa e aplica algoritmos para aprendizado de máquina e inteligência artificial. Publicou mais de 100 artigos científicos, os quais receberam mais de 3.200 citações.

SOBRE ROMERO RODRIGUES

Romero Rodrigues é fundador e principal executivo do Buscapé Company, a maior empresa de digital commerce da América Latina; investidor anjo em diversas startups de Internet; e membro do conselho da Endeavor Brasil. Formado em Engenharia Elétrica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o empresário começou sua carreira no LARC-USP, onde participou de projetos importantes como o desenvolvimento da internet no Brasil (RMAV), banco de dados, segurança, monitoramento de desempenho de links, entre outros. Antes do Buscapé Company, Romero iniciou diversas idéias de negócio na área de tecnologia. Todas fracassaram. Com paixão por cinema, fotografia, gastronomia e descobrir novas fronteiras e idéias, Romero gosta de viajar e praticar esportes radicais em seu tempo livre.

SOBRE A BEI EDITORA

A palavra BEI - "um pouco mais", em tupi - define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEI Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEI organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado. www.bei.com.br.