Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP)

Bayeux fica em 1º lugar na Olimpíada de Matemática

Publicado em 30 agosto 2008

Foi divulgado o resultado da IV Olimpíada de Matemática, Química e Física (OMQF) e para surpresa, o aluno da Escola Técnica vinculada ao Centro Paula Souza – Armando Bayeux da Silva – Wellington Andrade Vital, ficou em primeiro lugar entre os melhores alunos do 1º ano do Ensino Médio das Escolas Técnicas de todo o Estado de São Paulo.

Já o estudante, também da Escola Armando Bayeux, Allan Ferreira da Silva, foi o segundo colocado entre os melhores das Escolas Técnicas que cursam o 3º ano do Ensino Médio.

Nesta edição, a comissão organizadora resolveu inovar e divulgou três listas de premiados, uma com os nomes dos três alunos melhores classificados em cada série do Ensino Médio das Escolas Técnicas (ETEs), outra com os nove das Escolas Estaduais e a terceira lista contendo os nomes dos alunos que tiveram o melhor desempenho em sua escola. Isto representará premiar 173 alunos, de um total de 30 mil inscritos.

Segundo o coordenador da OMQF professor Antonio Carlos Hernandes premiar um grande número de alunos é uma das metas da olimpíada e tem um efeito positivo na participação. "Eles participam espontaneamente e em grande número porque sabem que pelo menos um de cada escola estará na cerimônia de premiação".

Mas a participação dos alunos de Rio Claro não pára por aí, entre os melhores alunos por escola estão: Felipe Matheus Cordeiro Azerdo, 1º ano, da Escola Chanceler Raul Fernandes; Luis Henrique Magdalena Ribeiro, 3º ano, da Escola Joaquim Ribeiro; Anderson Henrique Marques, 2º ano da Escola José Fernandes; Vinícius Duarte de Almeida, 3º ano da Escola João Batista Leme; Mariana Bonfim Guedes, 2º ano da Escola Marciano Toledo Piza e Rafael Barald Schimatto, 3º ano, da Escola Oscália Góes Correa Santos.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de setembro de 2008, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na Universidade Federal de São Carlos, e contará com a presença de autoridades do município de São Carlos e das universidades USP, Unesp e UFSCar. A lista completa com o nome dos premiados pode ser acessada através do site http://www.omqf.ifsc.usp.br.

A Olimpíada de Matemática, Química e Física (OMQF) é uma atividade criada e organizada pela equipe de difusão do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos – CMDMC/CEPID/FAPESP - com fins estritamente educacionais para atender somente alunos de escolas públicas.

Os objetivos da OMQF são incentivar o ingresso de jovens nas áreas científicas e tecnológicas, contribuir para a integração das escolas com a universidade, e estimular, ou mesmo antecipar, o interesse dos alunos pela atividade universitária.