Vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano (não-ficção) - consagração máxima do principal prêmio da literatura brasileira -, "Monteiro Lobato: Livro a Livro" (Editora Unesp e Imesp) tem uma bauruense entre seus autores. Com organização da professora e crítica literária Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, a publicação reuniu o trabalho de 50 estudiosos de diversas universidades brasileiras para traçar o panorama da obra infantil do criador do "Sítio do Picapau Amarelo". O livro conquistou ainda o primeiro lugar na categoria Teoria e Crítica Literária.
A bauruense Miriam Giberti Páttaro Pallotta foi a responsável por descrever o mais extenso livro de Lobato: "História do Mundo Para as Crianças". "Também é uma das obras mais criticadas do autor, porque nele ele contesta tudo o que era conversador e tradicional. O livro narra fatos históricos em um ambiente e cenário fantasioso, que traz Dona Benta como narradora", afirma a autora, graduada em história pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutora em letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Assis. Intitulado "História do Mundo Para as Crianças: uma Obra Inovadora", o capítulo é resultado da tese de doutorado de Miriam.
"O livro é uma adaptação que Lobato fez de uma obra norte-americana. Dona Benta como narradora, os comentários das personagens e a forma como ele provoca momentos de reflexão foram os responsáveis por dar novo perfil ao livro e transformá-lo em um trabalho totalmente singular e inovador", comenta sobre o livro, publicado em 1933. Nele, as crianças encontram um apanhado da evolução humana e histórias que vão da invenção do avião aos deuses gregos.
Sobre "Monteiro Lobato: Livro a Livro", Miriam acredita que o trabalho veio completar um ciclo de estudos sobre a obra de Lobato. "O livro conseguiu ser abrangente e detalhado ao mesmo tempo. Ele dá ao leitor a possibilidade de conhecer o autor por diferentes prismas", avalia.
A 51.ª edição do Prêmio Jabuti foi realizada na última quarta-feira, durante cerimônia na Sala São Paulo.
Livro do Ano
"Monteiro Lobato: Livro a Livro" traz discussões breves sobre linguagem, imagens, ilustrações e práticas editoriais de Monteiro Lobato, seguidas de capítulos dedicados a cada título de sua produção infantil. Um dos destaques desta coletânea é apresentar o percurso cumprido obra a obra, empreendendo uma visita à oficina do autor e buscando recuperar a forma com que ele se dedicava a reescrever seus textos, promovendo numerosas alterações e renovando, a cada edição, o pacto estabelecido com seus leitores. A idéia do livro, com 511 páginas, nasceu de pesquisa desenvolvida pela Unesp e pela Unicamp, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).