Notícia

Jornal Brasil

Bauru e Presidente Prudente têm encontros para o ensino de astronomia em maio

Publicado em 06 maio 2013

As cidades de Bauru e de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, sediarão neste mês Encontros Regionais de Ensino de Astronomia, eventos promovidos pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) em parceria com instituições locais.

O projeto, de acordo com o professor e astrônomo João Batista Garcia Canalle, tem como objetivo debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência. "Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos", afirmou.

Os encontros são promovidos pela instituição desde 2009, por meio de parcerias locais e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço).

Em Bauru, o evento ocorrerá entre 8 e 11 de maio; em Presidente Prudente, entre 23 e 25 de maio. Em ambos, as atividades ocorrerão nos campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O público-alvo é formado principalmente por professores, visando à formação continuada, mas também são bem-vindos estudantes de graduação e interessados em geral.

No evento de Bauru, a palestra de abertura será proferida pelo professor Ramachrisna Teixeira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Haverá ainda oficinas, minicursos, atividades coletivas e uma mesa- redonda da qual participarão os professores da Unesp Roberto Nardi, Othon Cabo Winter, Rosa Scalvi e Rodolfo Langhi.

Mais informações sobre os encontros regionais em www.erea.ufscar.br.

Fonte: Agência FAPESP