O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) entra hoje oficialmente na Internet com a inauguração de sua World Wide Web que irá fornecer à rede mundial informações sobre a capacitação técnica de cada área do órgão, os projetos de pesquisa em andamento, catálogos e documentos técnicos disponíveis em seu acervo, assim como as tecnologias em desenvolvimento.
O IPT já eslava interligado à Internet há pelo menos dois anos, mas somente agora passa a fornecer os seus próprios produtos à rede. Para isso foi assinado um convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do governo federal, que irá dispor de US$ 1 milhão para atualização do acervo científico e tecnológico do IPT.
Para o diretor do IBICT, José Rincon Ferreira, os serviços de difusão de informação tecnológica ganham importância quando estão ligados aos centros e institutos de pesquisa. "A informação em si não é tão importante quanto a capacidade de interpretar e analisar os dados que são acessados via Internet e através das redes nacionais de pesquisa."
Ele informou que o governo federal pretende investir, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), pelo menos US$ 12 milhões nos próximos dois anos em projetos de criação e difusão de informação tecnológica, sempre sediados em centros e institutos de pesquisa. Já está programada a entrada na rede Internet de institutos de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Ceará, além de centros tecnológicos do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.
O projeto também inclui a criação de quarenta bases de dados científicos e tecnológicos em todo o País.
Para o diretor superintendente do IPT, Milton de Abreu Campanário, a entrada do instituto na Internet significa a possibilidade de difundir os serviços tecnológicos tanto para o meio empresarial quanto para o científico. O IPT possui, por exemplo, a maior base de dados sobre normas técnicas do Brasil.
Notícia
Gazeta Mercantil