Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Banco de dados nacional reúne metódos de ensino

Publicado em 23 abril 2005

Um banco de dados que reúne metodologias de ensino desenvolvidas por professores de todo o Brasil. O Portal Livre Didático, que já começou a funcionar em fase de testes nos servidores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente, pretende disponibilizar gratuitamente um amplo material didático sobre todas as disciplinas e níveis de ensino.
"A intenção é evidenciar que o professor é o grande criador do conhecimento", diz Paulo Raboni, idealizador do portal. "Na maioria dos casos, o professor cria sua própria metodologia, mas acaba se vendo como alguém que apenas copia o que outros autores desenvolvem".
O objetivo do projeto é fazer com que o conhecimento didático seja livre e público. Basta o professor se cadastrar no site para ter acesso à base de dados e, ao mesmo tempo, poder contribuir com a inserção de novos conteúdos didáticos.
À medida que o professor produz uma atividade a ser desenvolvida, o conteúdo é digitalizado com comentários e dicas sobre a metodologia para que outros professores possam reutilizar as informações. "Os profissionais podem adaptar conteúdos de um nível escolar para outro fazendo as atualizações necessárias, sem se esquecer de citar a fonte de origem do conteúdo", diz.
O pesquisador da Unesp explica que o portal transforma o arquivo Word digitado pelo professor em formatos HTML e PDF. A partir daí, a busca pelas informações pode ser feita por meio de itens como palavra-chave, disciplina, autor ou tema.
Ao ser transferido para o sistema, o texto pode ser copiado eletronicamente e reproduzido em papel. Raboni prevê que, em breve, será possível criar um ranking com as metodologias mais copiadas. "A idéia é premiar os professores que mais tiveram suas idéias reproduzidas por outros profissionais", acrescenta. Mais informações: www.prudente.unesp.br/livredidatico.