Notícia

Portal Âncora 1

Baixa massa muscular pode agravar prognóstico de mulheres com câncer de mama, aponta estudo da USP (156 notícias)

Publicado em 01 de julho de 2025

Gazeta dos Municipios online Jornal Desperta Cidade Portal Mariliense MS em Foco Jornal de Uberaba online Diga Notícias Jornal Ponta Grossa É Destaque Brasília Jornal Portuário Dipu - Diário Popular (São Paulo, SP) Jornal de Itatiba online FocoNews A Notícia Digital Jornal MG Todo dia Da Hora Bataguassu Arena de Notícias A Voz do MS News Jaguariaíva em Foco Jornal Fluminense O Repórter Regional online Mustach Planeta Osasco Osvaldo Batista Portal Brasil News Portal Chapada Grande A Gazeta de Rondônia Digital Mirante da Bocaina O Correspondente TV Caparaó Portal do Viola News TVC Brasil Portal Globo Cidade TV Interbam Quarteto Rádio Web São Gonçalo Agora Portal VV8 Portal NA - Nécessaire Affaires Vamos adiante Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Bom dia Sorocaba SCNotícias-BA Mais São Carlos Olhar Dinâmico (SP) Zatum Caderno Político Manchete Política Suzano TV Casa da Maria Mandú Tá no site Ceará em Pauta THAP Notícias Chumbo Grosso Conect Show Noticias Hoje em Dia online Zero Hora News Grupo Bom dia Região Noroeste Rio Verde News TV Alerta CGTN en Español (China) Notícias de Franca Muzambinho.com Pirapop Notícias Guarulhos em Destaque Jornal Cidadã Automobilismo em Goiás Bom Dia Baixada Bom Dia Barretos Bom Dia Guarulhos Jornal Notícia Extra Batatais 24h CanavieiraNews Foco Paraíba VotuMais (SP) Folha do Produtor Gizmodo Infofix Âncora News (Bahia) Ancora News AW TV News Cidade na Rede Cotia 24 horas Diário de Indaiatuba Portal de Notícias Estado Maior Hora News Portal Euclidense Portal Ribeira Portal WR News Rede Bom Dia São Paulo (São Paulo) V Notícias Chapada em alerta Blog do HP J1 Notícias J1 Notícia Quarto Poder Portal Comunica AM! Ponto Tocantis Genesis Jornal da Raposo Super People acessoliterario.com.br Agora Diário altotietenews.com.br elithmagazine.com.br jornalfolhanews.com.br Mais Toledo noticiasonmt.com.br No ponto do fato abcdaqui.com.br bauru24h.com.br bomdiaabc.com.br csastudiowebradio.com.br diarionoticias.com.br Manchete Nacional Portal Edmilson Luiz Berlengas News leadnoticia.com.br Bonfim Digital Imprensa Brasil Portal Verona rm7portaldenoticias.com.br acessonanoticia.com.br focorodoviario.com.br oassuntobrasil.com.br opodereconomico.com.br

Indivíduos com maior quantidade de músculo tendem a responder melhor às terapias, como quimio e radioterapia, além de apresentar menor risco de complicações

A manutenção da massa muscular é um fator importante para pacientes em tratamento contra o câncer, pois melhora a resposta às terapias, reduz complicações e favorece a recuperação. Um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com apoio da FAPESP, mostra que mulheres com câncer de mama e menor massa muscular no início do tratamento apresentam pior prognóstico e menor sobrevida. Os resultados foram publicados na revista Discover Oncology.

 

O estudo analisou 54 pacientes com diagnóstico recente de câncer de mama em estágio inicial, todas atendidas no Hospital das Clínicas da FMRP. Antes da quimioterapia, foram submetidas a exames como bioimpedância, tomografia e testes físicos. A análise mostrou que mulheres com menos músculo tinham conectividade neural menor, mais fadiga e pior evolução clínica.

A tomografia de tórax — já usada no acompanhamento da doença — foi aproveitada para avaliar a massa muscular na região da vértebra lombar L3. Como alternativa mais acessível, os pesquisadores também usaram o ângulo de fase, medido pela bioimpedância, que demonstrou boa correlação com a composição muscular.

Cinco anos após a coleta dos dados, a equipe observou que a baixa massa muscular e o menor ângulo de fase estavam associados a menor taxa de sobrevivência, independentemente da idade ou estágio do câncer.

Segundo a nutricionista e autora do estudo, Mirele Grecco, mulheres com câncer de mama podem perder massa muscular mesmo sem apresentar emagrecimento aparente, o que dificulta o diagnóstico clínico. Muitas estão acima do peso, o que pode mascarar a perda muscular.

Para a pesquisadora, a avaliação da composição corporal logo após o diagnóstico pode permitir intervenções nutricionais e físicas precoces, como aumento na ingestão de proteínas e inclusão de exercícios de resistência. A meta não é o ganho de massa muscular, mas reduzir as perdas e melhorar as condições do corpo para suportar o tratamento.

O câncer de mama é um dos tipos que mais atingem mulheres no Brasil, com cerca de 74 mil novos casos ao ano e 18 mil mortes, segundo o Inca. A perda de massa muscular afeta cerca de 40% das pacientes e está ligada a maior toxicidade da quimioterapia, menor atividade física, falhas no tratamento e menor sobrevida.

O estudo reforça a importância de monitorar a saúde muscular desde o início do tratamento, para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida das pacientes.

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP