Notícia

Terra

Bairro do Morumbi foi “indústria de pedra lascada” há quase 4 mil anos (173 notícias)

Publicado em 08 de abril de 2024

180 Graus Folha Machadense O Alfenense JW News - Jornal Web News São Gonçalo Agora Policiamento Inteligente CNBV - Centro de Notícias Boa Vista MRZ Notícias 360 News Folha Nobre O Alto Acre Liberal FM 92,7 Política no Ponto Certo São Paulo Jornal CGN Acessa.com Link Geral O Democrata online Capital Liberal Somos Notícia Click Xaxim Agro MS News O Empallador Tá no site Clic Portela Alagoas ao Vivo O Estadão Mato Grossense online Tribuna do Agreste comVc Portal Amazônia Press Oeste 360 Tribuna do Sertão Jornal Correio (Salvador, BA) online A Onça Centro Oeste News TV Brusque Jornal O Expresso (Nova Resende, MG) OffNews TV Caeté TV Campo Verde Atividade News Última Pauta Diário do Planeta Atual MT Página1 PB Portal Uno Midias Diga Bahia Badalo Papo de Imprensa Blog do Cafézinho Paracatu News Viu isso aqui? Blog do José Duarte Lima Perfil (Brasil) Web TV Mato Grosso Economia em Pauta Piauí Online Escola Educação Giro Marília Eixo Capital Madeirão Bomba Bomba Portal Chapada Grande Pix Notícias Sim Notícias Guia Limeira Fato da Notícia Meia Hora online Bom dia Sorocaba Portal Globo Cidade Planalto em Pauta Nota Diária Notibras ID News Minha Três Lagoas Monitor de Notícias Portal Mato Grosso Olhar Digital Portal News Macuxi O Contestado Minuto MT Mundo Music Sudoeste MS Portal Nordeste Correio do Brasil online JB NEWS Digitado Nitro News Brasil Portal R3 Birigui Notícias da Hora Notícias da Redação Sampi Andradas Hoje Preto no Branco (Cascavel, PR) Notícias de Franca Jornal do Vale (Ceres, GO) online Notícia Tapajós Rádio Feliz FM 103,9 Jornal Floripa Jornal da Fronteira online Novo Cantu Notícias Jornal Opinião (Caeté, MG) Metropolitana MS NX1 Jornal Roraima Hoje Real Radio Tv Brasil O Acre Agora Revelando São Carlos Rondônia Dinâmica Agência 3 - Jornal Floripa Portal BS9 News Acontece no RS Aventuras na Historia Online Acre ao Vivo Jornal Floripa Painel Notícias Os Cobras da Notícia Gizmodo Brasil Infofix A Folha do Sul Diário Alagoas Cenário News Mato Grosso Mais Notícias NACE - Orientação Vocacional (SP) Boa Notícia Brasil Tyrannus Melancholicus Edição Brasília Jornal O São Paulo Edição Norte Gazeta de Pinheiros online Datafonso Portal de Notícias de Barra Mansa Blog da Cris Jornal Metrópolis - Baixada e Litoral NG Noticias Portal Clube Rádio Conectados Sampa em Foco (SP) Saense Gazeta de Piracicaba online www.difusorametropolitana.com.br

Na região do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, um grupo de arqueólogos descobriu uma “indústria da pedra lascada”. Os pesquisadores afirmam que o local tem vestígios de presença humana que datam entre 3.800 e 820 anos. Com essa estimativa, esse se torna o mais antigo da capital até agora.

Apesar de já ter sido investigado anteriormente, a idade dos vestígios só foi revelada agora. O terreno do bairro Jardim Pamplona foi encontrado por acaso na década de 1960.

O estudo foi realizado pela empresa Zanettini Arqueologia, em parceria com pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

O tipo de rocha encontrado no local foi o silexito, majoritariamente. Esse material, que possui quartzo na sua composição e uma boa capacidade de lascamento, era utilizado para criar pontas de flecha.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou em 2022 novas escavações no sítio, para aprovar a construção de imóveis residenciais na propriedade privada onde ele está localizado.

Até então, pesquisas realizadas indicavam que o terreno havia sido extensivamente escavado, resultando na perda de seu contexto e tornando difícil a datação do sítio.

Descobertas

Na década de 1960, o engenheiro civil suíço Caspar Hans Luchsinger registrou as primeiras descobertas arqueológicas do terreno. Na época, ele foi um dos responsáveis pela abertura de loteamentos na região do Morumbi.

O engenheiro encontrou instrumentos de pedra lascada no lote e, com algum conhecimento prévio de arqueologia, decidiu coletar amostras e as enviou ao Instituto de Pré-História da USP, juntamente com um mapa desenvolvido por ele.

De acordo com Paulo Eduardo Zanettini, da empresa Zanettini Arqueologia, as descobertas de Luchsinger não foram para frente. Porém, já nos anos 1990, um integrante do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo redescobriu os relatos do engenheiro.

Uma equipe de cientistas decidiu voltar com a pesquisa e encontrou matacões de silexito, grandes são blocos arredondados com mais de 25 cm de diâmetro.

Zanettini pontua, em entrevista ao G1, que com os achados, é possível visualizar o lugar em que homens, mulheres e crianças trabalharam nos seus utensílios por muito tempo, como afiar uma flecha de madeira ou produzir uma canoa.

No início dos anos 2000, o lote foi vendido para a construção de um condomínio de casas, e por conta do histórico arqueológico do local, o proprietário precisou contratar uma empresa para estudar a área e posteriormente fazer intervenções no solo.

A companhia não via muita credibilidade nas descobertas anteriores, pois acreditava que o contexto arqueológico não tinha sido mantido como deveria, e por isso, poderiam ter acontecido misturas das camadas de terra.

Após 20 anos, o dono do lugar optou por mudar o tipo de empreendimento que faria no lote, que agora teria uma função social. Com isso, o Iphan pediu que uma nova pesquisa fosse realizada no sítio arqueológico para que nada fosse perdido, levando ao resultado atual.

Desde sua descoberta, o conjunto de pesquisas no sítio resultou na formação de um acervo de mais de 300 mil peças. Atualmente, essas partes estão depositadas no Centro de Arqueologia de São Paulo, localizado no Sítio Morrinhos, no bairro da Casa Verde, mantido pela Prefeitura.