“Vida na Baía do Araçá – Diversidade e Importância” é o título do livro a ser lançado nesta sexta-feira (7), na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, às 19h30, pelo Programa Biota-Fapesp.
A publicação apresenta, em linguagem acessível, mas com rigor científico, resultados biológicos e socioeconômicos do projeto Biota-Fapesp-Araçá, que avalia a vida e a dinâmica da baía.
Lançado em março de 1999, o objetivo do Programa Fapesp de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (Biota-Fapesp) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, mas, também, avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.
Virtual
O Biota-Fapesp foi denominado “Instituto Virtual da Biodiversidade” por sua forma de organização, integrando pesquisadores de várias instituições e estudantes via internet. Cientistas das principais universidades públicas paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais participam de projetos para conhecer, mapear e analisar a biodiversidade distribuída em ambientes terrestres, marinhos e em outros ecossistemas, bem como propor alternativas e políticas públicas para preservá-la.
De acordo com o site oficial da Fapesp, o programa envolve mais de 1.200 profissionais (900 pesquisadores e estudantes de São Paulo, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior).
Serviço: A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião fica na Rua da Praia no Centro Histórico da cidade e o telefone para informações é o (12) 3892-4620. A entrada para o lançamento do livro é gratuita. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site www.biota-fapesp.net
(DO/RF)