Notícia

Portal T5

Bactérias multirresistentes são identificadas fora do hospital

Publicado em 29 agosto 2019

Pesquisadores de São Paulo encontraram patógenos que não respondem a antibióticos em amostras de urina de pessoas que não estavam internadas

Uma pesquisa apoiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e publicada no Journal of Global Antimicrobial Resistance mostrou que patógenos multirresistentes já não são um problema restrito ao ambiente hospitalar no Brasil. Um exemplo seria a KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase, conhecida como “superbactéria”, capaz de produzir uma enzima que impede a ação dos medicamentos disponíveis para o tratamento de infecções graves.

De acordo com os cientistas, bactérias da espécie Klebsiella pneumoniaeestão entre os microrganismos que mais causam infecções hospitalares e também entre os que mais têm desenvolvido resistência a antibióticos nos últimos anos. A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas e enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal.

Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram espécies de K. pneumoniaeisoladas da urina de 48 pessoas diagnosticadas com infecção urinária na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Eles observaram que 60,4% das amostras (29 delas) continham bactérias não suscetíveis a três ou mais classes de antibióticos, ou seja, eram consideradas multirresistentes (MDR). Em 62,5% das amostras (30), os pesquisadores identificaram genes de virulência, ou codificadores de proteínas que ajudam o microrganismo a driblar o sistema imune ou a se disseminar mais facilmente no ambiente.

O estudo encontrou perfis genéticos compatíveis com as bactérias associadas a infecções hospitalares, além de várias bactérias produtoras de KPC. A K. pneumoniae é considerada uma bactéria oportunista, ou seja, pode integrar a microbiota de um indivíduo durante anos, sem causar problemas. Porém, quando há queda na imunidade – em decorrência de uma doença, de um tratamento ou do envelhecimento – o microrganismo pode se manifestar de diversas formas – infecções pulmonares, urinárias, feridas (cirúrgicas ou escaras) e até mesmo sepse (infecção generalizada).

Com o uso indiscriminado de antibióticos, algumas bactérias aprendem a se defender dos medicamentos. Quanto mais resistentes ficam, menos opções terapêuticas para os doentes.

André Pitondo da Silva, professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e coautor da pesquisa, coordena um projeto que tem como objetivo comparar o perfil molecular de espécimes de Klebsiella isolados em pacientes de hospitais das cinco regiões brasileiras (Londrina, Brasília, Teresina, Manaus e Ribeirão Preto) e de países dos cinco continentes (Nova Zelândia, Canadá, Holanda, África do Sul e Índia).

(Com informações da Agência Fapesp)

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo O Globo online Folha.com Portal R7 G1 G1 Portal R7 Meridional FM Extra (Rio de Janeiro, RJ) Panorama Farmacêutico Portal da Enfermagem NewsLab online Outras Palavras Planeta online Jornal da Ciência online Abradilan - Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais W Rádio Brasil O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online O Estado (MS) online Yahoo! Rádio Blog Peão EPTV O Verídico Portal do Governo do Estado de São Paulo Notivagos Perfil News Silvani Notícias (G1 Notícias) O Nortão online Portal G1 News LabNetwork Espaço Ecológico no Ar Medicina S/A Mais Expressão Investe São Paulo Top Mídia News O Nortão online Artemísio da Costa Encart Notícias Bahia No Ar J Bastos Repórter Saúde é Vital online Parnaíba 24 Horas Diário FM Mega FM 92,3 Blog do Seridó Blog Suébster Neri Notícias Legais Unaerp Clikado Clube Médico APM- Associação Paulista de Medicina ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Atemporal Cassilândia Notícias Ata News Saran Noticias e Variedades BBC Brasil Época online Só Fatos Jornal Tijucas Tudonoticia.org Rádio Blog Peão Portal G1 News Notivagos Silvani Notícias (G1 Notícias) Ultradicas Notícias Legais Correio do Pantanal Anoticia.org Notícia Plus Cultura FM 87,9 Galileu online Blog IAG Saúde Imprensa Pública MT HOJE Ideal MT Jornal Ação Popular Federação da Saúde Metropóles Mais Pederneiras Portal Gilda Bonfim Portal Brasileira Vito D´Luck Portal 300 Graus Correio da Paraíba - João Pessoa Safenation