Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

Bacia Monjolo Grande terá gerenciamento dos recursos naturais

Publicado em 14 abril 2011

O prefeito de Ipeúna, Ildebran Prata, acompanhou no último dia 5 os trabalhos da equipe do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental), da Unesp, na Bacia do Córrego Monjolo Grande, localizada na região rural do município. Os trabalhos fazem parte do projeto "Avaliação da erosão hídrica, transporte de sedimentos e qualidade de água na bacia do Córrego Monjolo Grande", viabilizado por meio de convênio firmado com a Unesp em setembro passado.

Coordenada pelo professor doutor Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto, a equipe esteve no local coletando amostras da água da chuva e também verificando o funcionamento dos aparelhos já instalados no local. "Estamos na coleta dos dados preliminares, pois ainda aguardamos pela chegada de novos e modernos equipamentos registradores que garantirão à Bacia do Córrego Monjolo Grande ser uma das mais bem aparelhadas do Estado de São Paulo", comenta o professor.

Durante a visita, o professor Sérgio explicou que o projeto é de grande importância, pois a área compreendida é bastante atingida pela erosão, o que acarreta perdas não só para o meio ambiente, mas também para o agricultor, como a diminuição da produção agrícola e da água disponível para abastecimento. O projeto está sendo financiado pela Fapesp com apoio do Daee.