Correio da Paraíba

Avanço na física de neutrinos

Publicado em 19 agosto 2012

A participação brasileira no Jouble Chooz permitirá que o PAIS desenvolva a Física Experimental de Neutrinos, considerada uma das mais importantes áreas de pesquisa da atualidade, segundo cientistas do Brasil que integraram a equipe. O experimento internacional Double Chooz publicou, em março, na Physical Review actters seus primeiros resultados, que incluíram uma importante descoberta relacionada à chamada oscilação de neutrinos.

A descoberta foi considerada como uni passo importante em direção à compreensão de fenômenos que poderão ajudar a explicar a origem da assimetria entre matéria antirnatéria no Universo. Com o sucesso obtido nas primeiras medições, o Double Chooz, que começou a obter dados em 2011, continuará a aprimorar as pesquisas. Um novo artigo acaba de ser submetido à Physical Review Letters, também com participação da equipe brasileira, que envolve cientistas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Um dos co autores do artigo que descreve os primeiros resultados do Double “Chooz, Ernesto Kernp, professor do Departamento de’ Raios Cósmicos e Cronologia da Unicamp, explica que o experimento procura medir oscilações de neutrinos com precisão sem precedentes, ao observar antineutrinos produzidos em um reator nuclear em Chooz, na região das Ardenas, na França.

“O experimento obteve uma indicação de desaparecimento de antineutrinos do elétron Durante sua propagação entre o reatei nuclear de Chooz e um detectei situado a 1 quilômetro de distância. Esse resultado nos permitir estabelecer uma primeira medida do chamado ângulo de anisturs theta13″, disse Kemp. A participação brasileira teve apoio da Fapesp na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com o projeto o”Medidas de neutrino: em usinas nucleares”, coordenador Pietro Chirnenti, da UF ABC João dos Anjos coordenou a equipe do CBPF. Chirnenti e Anjos também são co autores do artigo, que teve participação de cientistas da França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Rússia. Kemp é um dos pesquisadores principais do Projeto Temático “Estudo dos raios cósmicos de mais altas energias com o Observatório Pierre Auger”, financiado pela FAPESP e coordenado por Carola Chinellato, também professora do Instituto de Física da Unicamp.

A medida do ângulo de mistura theta13, segundo Kemp, é crucial para futuros experimentos destinados a medir a diferença entre oscilações de neutrinos e antineutrinos e a verificação de fenômenos que poderiam vir a explicar a origem da assimetria entre matéria e antimatéria no Universo. “A grande conquista já foi realizada, ao provar que o ângulo theta 13 tem valor diferente de zero. Havia muita especulação sobre a medida desse ângulo e, caso o valor fosse zero – indicando a ausência da mistura de neutrinos -, isso teria inúmeras implicações na física, especialmente em cosmologia e astro física de partículas. As próximas etapas da missão consistem em refinar cada vez mais esse valor, aumentando a precisão da medição do ângulo”, afirmou Kemp.

A contribuição brasileira consistiu no desenvolviinento e construção de uma eletrônica capaz de medir a energia dos múons cósmicos que cruzam o detector – os múons são partículas da família dos léptons, como os elétrons e os taus. “Isto possibilitará identificar e rotular múons altamente energéticos e candidatos a produzir nêutrons por espalação, uma das fontes mais importantes de ruído para eventos de neutrinos”, afirmou Kemp. A eliminação desse ruído permitirá reduzir os erros sistemáticos na medida de theta13. A eletrônica foi projetada no CBPF e os módulos para o detector mais distante estão sendo construídos em cooperação com indústrias brasileiras e serão adicionados ao detector central em 2012 por ocasião de uma parada para manutenção , segundo Kernp.