Notícia

Prefeitura Municipal São José dos Campos

Avaliação pulmonar dos idosos começa na Casa do Idoso Leste

Publicado em 09 novembro 2016

A avaliação detalhada da função pulmonar e da força muscular respiratória começou para os frequentadores da Casa do Idoso Leste, por meio dos exames de espirometria, oscilometria e manovacuometria.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de São José dos Campos, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com o Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Imunologia Pulmonar e do Exercício, que realiza uma pesquisa financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A Casa Leste é a última a receber a avaliação, que já foi realizada nas unidades Centro, Sul e Norte. Mais de 800 idosos passaram pelos testes. Na Casa Leste, a equipe atende terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, até o dia 1º de dezembro. Para participar da avaliação pulmonar e da força muscular respiratória, os frequentadores das Casas do Idoso realizaram a inscrição e agendaram uma data na recepção da unidade.

A espirometria é o exame clássico para avaliar a função pulmonar, podendo revelar alterações de obstrução ou restrição dos pulmões. Já a oscilometria é um exame refinado que permite avaliar o grau de rigidez (resistência) dos brônquicos (vias aéreas) e também dos pulmões. A manovacuometria possibilita avaliar a força da musculatura respiratória nas suas duas fases, inspiratória e expiratória.

O teste também identificará a interferência da obesidade na função pulmonar e avaliará a composição corporal, pelo peso, altura e exame de bioimpedância, que aponta o quanto uma pessoa tem de massa magra, massa gorda e água.

Segundo o professor Rodolfo de Paula Vieira, coordenador do projeto, depois de concluída a fase da avaliação nas quatro unidades da Casa do Idoso, será possível traçar um plano com ações preventivas e educativas, inclusive para os que apresentarem comprometimento da função pulmonar.