Notícia

Jornal Brasil

Auxílios e bolsas da FAPESP têm novo procedimento para solicitação de reconsideração

Publicado em 19 abril 2014

A FAPESP tem como prática garantir aos pesquisadores o direito a nova análise quando propostas apresentadas não são aprovadas pela Fundação. Ao permitir solicitações justificadas de reconsideração da decisão inicial, a FAPESP abre espaço para um diálogo entre a assessoria e as coordenações de área e o proponente.

Em muitos casos, os aperfeiçoamentos do projeto de pesquisa decorrentes da incorporação das observações da assessoria levam à alteração da decisão inicial. Em 2013 foram analisadas 19.975 solicitações iniciais e 5.268 em reconsideração, em um total de 25.243 propostas.

É essencial que as solicitações de reconsideração sejam adequadamente justificadas. Os proponentes devem destacar os pontos que foram reformulados, quando isso acontece. Para isso, a solicitação de reconsideração deve conter a documentação necessária, tal como o projeto de pesquisa reformulado ou a súmula curricular atualizada.

O formulário de solicitação de reconsideração, de apresentação obrigatória, facilita a verificação e a análise da documentação apresentada e permite que os solicitantes evidenciem os argumentos apresentados, relacionando-os com as alterações realizadas.

Apresentação

Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo correio ou pelo sistema Agilis. O formulário de solicitação de reconsideração e a documentação adicional, caso exista, devem ser anexados à mensagem.

Para propostas que tramitam pelo sistema SAGe, solicitações de reconsideração só podem ser apresentadas usando-se a funcionalidade específica do sistema, sendo a anexação do formulário obrigatória para a submissão da solicitação.

O formulário de reconsideração está disponível no sítio eletrônico (www.fapesp.br/reconsideracao) e nos sistemas da FAPESP desde segunda-feira (14/04). A partir do dia 30 de abril, não serão aceitas solicitações de reconsideração sem o formulário de solicitação de reconsideração.

As chamadas de proposta seguem procedimentos específicos quanto a solicitações de reconsideração. Nesses casos, devem ser seguidas as orientações constantes da respectiva chamada.

Mais informações sobre solicitações de reconsideração: www.fapesp.br/reconsideracao.

Fonte: Agência FAPESP