Agência FAPESP – O Programa Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (Cyted) divulgou edital de auxílio financeiro à cooperação científica e tecnológica entre seus países-membros. As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de junho.
Os países-membros são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
As ações do edital envolvem projetos de pesquisa consorciados, redes temáticas e ações de coordenação de projetos de pesquisa. As ações a serem apoiadas terão até quatro anos de duração.
As áreas temáticas de atuação do Cyted são Saúde, Agroalimentação, Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Globais e Ecossistemas, Promoção do Desenvolvimento Industrial, Tecnologias da Informação e Telecomunicações e Ciência e Sociedade.
O Programa Cyted, criado em 1984 e implementado por meio do chamado Acordo Marco, é um programa iberoamericano de cooperação multilateral científica e tecnológica voltado à inovação, do qual o organismo signatário brasileiro é representado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mais informações: www.cyted.org