Notícia

Gazeta Regional

Autoridades visitam município a convite do vereador Ton Proêncio

Publicado em 19 julho 2021

Por Paula Partyka

Os moradores de Jaguariúna contam, desde 2007, com informações on-line da meteorologia na cidade. Os dados são viabilizados por uma estação agrometeorológica, localizado na área ocupada pelo Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura, no bairro Guedes.

Segundo a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, Aline Granghelli Catão, as informações são disponibilizadas no site e são atualizadas a cada 20 minutos. Estrão disponíveis informações sobre temperatura média diária, umidade relativa do ar, volume de chuvas e radiação solar, entre outras.

O objetivo principal da estação é a prestação de informações agrometeorológicas e de demanda hídrica aos agricultores do município e região, para suporte à agricultura irrigada e ao controle fitossanitário.

“É importante ressaltar que essas informações também podem ser importantes para um melhor desempenho de outros setores, como o da Defesa Civil, Turismo e Saúde”, afirma Aline.

O projeto é uma parceria da Administração, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e suporte do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).