Notícia

Refrescante

Autoridades presentes à posse comentam importância da Unesp

Publicado em 14 janeiro 2013

Por André Louzas, Bruna Kalaes, Cínthia Leone e Marcos Jorge

Aldo Rebelo – Ministro do Esporte

"A Unesp é uma das mais importantes instituições de ensino do país e tem cooperação com o Ministério do Esporte no âmbito da pesquisa e ciência do esporte. Temos alavancado muito nessa área graças à colaboração da Unesp e suas parcerias internacionais, em projetos que visam a Copa e as Olimpíadas".

Herman Jacobus Cornelis Voorwald – Secretário de Estado da Educação, reitor da Unesp de 2009 a 2012 e professor da Unesp de Guaratinguetá

"A Unesp já é a universidade pública paulista mais próxima da educação básica devido principalmente a dois fatores: a sua distribuição geográfica, contemplando praticamente todas as regiões do Estados de São Paulo; e o alto número de cursos de licenciatura. A Universidade tem se destacado, sobretudo, pela preocupação com a formação de professores para a rede básica e também pelo esforço de incluir por mérito mais alunos das escolas públicas".

Luiz Carlos Quadrelli – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

"Espero que nessa nova gestão, ao lado da professora Marilza, esse relacionamento se fortifique, e se mantenha esse trânsito livre entre o setor público e a Universidade. Que possamos comemorar 100 anos, 200 anos, com toda essa pujança da Universidade".

João Grandino Rodas – Reitor da USP e presidente do Cruesp (Conelho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas)

"As universidades estaduais paulistas se destacam entre outras universidades públicas do país não só pela qualidade de seus alunos, docentes e corpo técnico-administrativo, mas também pela autonomia universitária da qual desfrutam. O que se espera é que continuem sendo dadas a essas três universidades todas as condições no sentido de serem universidades de ponta e de pesquisa de nível internacional. Isso não é um elitismo, na verdade é uma necessidade, porque são exatamente nessas três instituições que se forma boa parte dos acadêmicos que vão atuar nas outras universidades do país. Um fato que muitos não conhecem: eu trabalhei na Unesp durante cinco anos e fui professor da Unesp em Direito Internacional e Relações Internacionais. Conheço de perto seu potencial e tenho certeza do grande futuro que a Unesp tem pela frente.

Fernando Ferreira Costa – Reitor da Unicamp

"Unesp, USP e Unicamp representam o que há de mais moderno, inovador e com mais impacto no Brasil em termos de ensino superior. No país, são as que mais produzem ciência de qualidade, as que mais formam liderança e as que mais fazem extensão do que elas produzem para a sociedade. São fundamentais para o progresso de São Paulo e do Brasil".

José Arana Varela – Diretor-Presidente do Conselho Técnico administrativo da Fapesp e professora da Unesp de Araraquara

Estamos assistindo a uma continuação da gestão iniciada pelo professor Marcos Macari, um período em que todos os indicadores de qualidade da Unesp subiram, sobretudo os relacionados à pesquisa. Isso foi observado pela Fapesp com destaque, devido ao número cada vez maior recursos concedidos pela fundação à Universidade devido ao mérito dos projetos apresentados.

João Cardoso Palma Filho – Secretário Adjunto da Educação do Estado de São Paulo e professor do Instituto de Artes da Unesp de São Paulo

Tenho muita satisfação de constatar que a Unesp é a universidade pública com maior percentual de egressos trabalhando como professores da rede básica de ensino. Isso é possível primeiro porque a instituição tem consciência de sua responsabilidade para a busca de uma educação de qualidade no nosso estado e também porque a Unesp tem essa capilaridade que a permite ter grande presença em todo o território paulista.

Vahan Agopyan – Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP

Desde a sua criação, a partir dos institutos isolados distribuídos pelo interior do Estado, a Unesp veio fortalecendo sua marca, hoje já consolidada, mantendo o padrão de qualidade das Universidades estaduais paulistas. Unesp, USP e Unicamp têm trabalhado cada vez mais em conjunto, inclusive com projetos recém-lançados de programas de pós-graduação interinstitucionais. Um deles, na área de Bioenergia, aguarda aprovação na Capes e deve oferecer sua primeira turma ainda este ano.

Euclides de Mesquita Neto – Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unicamp

"Tenho enorme prazer em estar nessa cerimônia, principalmente pela excelente relação que construí com a professora Marilza Rudge, que foi pró-reitora de pós-graduação nesse período e foi empossada vice-reitora hoje. Fui testemunha do trabalho de excelência realizado pela gestão dela e que agora terá continuidade com o professor Eduardo Kokubun. A Unesp sempre rivalizou com a Unicamp a busca pelo 2º lugar no ranking de principais formadores de doutores do Estado de São Paulo e também do país. Acho que a Unesp hoje caminha tranquilamente para se consolidar nessa posição."

Marcos Macari – Reitor da Unesp de 2005 a 2009

A Unesp tem um propósito, um projeto, que evita percalços, decisões equivocadas, o que é muito relevante no cenário da educação brasileira. Na gestão do professor Durigan, haverá a continuidade dos avanços da Universidade, com todo o apoio que a comunidade acadêmica vem dando nesses últimos anos.

Eduardo Kokubun – Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unesp

Hoje uma dos principais desafios para nós é a internacionalização. Durante muito tempo, isso se restringiu apenas à mobilidade acadêmica, os intercâmbios, mas agora estamos trazendo para a Unesp uma cultura ampla de internacionalização. Assim os pesquisadores terão uma visão global da pesquisa, confrontando diferentes correntes

científicas, alimentando o pensamento crítico da nossa pós-graduação e permitindo uma ampliação ainda maior do nosso leque de relacionamentos no exterior.

Gilson Fantin – Prefeito de Registro (PSDB)

Nossa cidade tem uma unidade da Unesp, que começou com o curso de agronomia e, neste ano, terá também o curso de Engenharia de Pesca. A Unesp é muito importante não só pela educação, mas também pela geração de oportunidades para estudantes que vêm de fora da cidade, bem como para o comércio local, atraindo novos investimentos para o Vale do Ribeira.

Raul Girio – Prefeito de Jaboticabal (PSDB)

Como ex-aluno, ex-diretor e atual prefeito, agradeço a Unesp pelo que ela fez por mim e meu município. Que cresça

sempre e chegue a todos os municípios de São Paulo.

Manoel Gaspar – Prefeito de Tupã (PMDB)

Temos um câmpus novo que traz ao município mais conhecimento, não apenas educacional, mas também cultural, além do desenvolvimento da economia e do comércio. Agora, esperamos a implantação do curso já aprovado de Engenharia de Biossistemas.

Pedro Bernabé – Prefeito de Birigui e ex-diretor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (PDT)

"Assumi a prefeitura de Birigui agora e minha experiência como diretor de unidade na Unesp foi muito importante para isso. Verificamos que temos muitos programas de saúde e política publica da Unesp que podem vir a fortalecer e aproximar a universidade e a comunidade".

Samuel Moreira – Líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo

"A Unesp é uma das melhores universidades do país, de forte interiorização e em plena expansão. A Unesp já vem fazendo um forte trabalho de expansão e criação de cursos".

Hiroaki Sano – Cônsul Adjunto do Japão em São Paulo

"A comunidade japonesa em São Paulo é muito numerosa, logo existe uma importância muito grande para nós a aproximação com a Unesp para o ensino da língua e da cultura japonesa no Brasil. Seja para brasileiros ou para os descendentes de japoneses que vivem aqui. Nós temos boas relações com instituições de Brasil e queremos estreitar as relações com a Unesp. O campus de Assis já colabora nesse sentido oferecendo cursos de língua japonesa".

Pavel Prochazka – Cônsul da Republica Tcheca

"A República Tcheca já tem cooperação com diversas instituições de ensino do Brasil, como a Universidade de São Paulo e a Fapesp, e para nós é importante se aproximar também da Unesp para estabelecer acordos de cooperação com instituições tchecas".

Depoimentos a André Louzas, Bruna Kalaes, Cínthia Leone e Marcos Jorge