Notícia

Caçador (SC)

Autoridade da CAPES fará palestra na Uniarp

Publicado em 08 julho 2016

A Uniarp, através dos Programas de Mestrados, realiza nos dias 3 e 4 de agosto de 2016 o II Seminário de Estudos Interdisciplinares em Educação que visa analisar, discutir e fomentar pesquisas. O Seminário contará com palestra do professor doutor Romualdo Luiz Portela de Oliveira, coordenador da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Mestrado Profissional em Educação Básica.

 

O professor Ezequiel Theodoro da Silva, coordenador do Mestrado em Educação Básica da UNIARP destaca a importância da participação do Dr. Romualdo no evento em Caçador. “A presença dessa autoridade em Caçador certamente mobilizará os cursos de pós-graduação de todo o estado de Santa Catarina. Isto porque o reconhecimento dos cursos por parte da CAPES bem como o atendimento aos seus critérios de produtividade e funcionamento – via Plataformas Sucupira e Lattes -  são assuntos de alta complexidade e de grande interesse”, explica. O professor Romualdo foi um interlocutor privilegiado durante a fase de estruturação do nosso mestrado profissional da Uniarp.

 

O professor doutor Romualdo Luiz Portela de Oliveira possui graduação em Matemática-Licenciatura (1982), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1995) e Livre Docência, em 2006, todos realizados na Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7), em 2004-5 foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiago do Chile e entre dez. 2012-fev.2013, foi pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada). Atualmente é professor Titular no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001), coordenador do GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996) e coordenador do programa de pós-graduação em educação da mesma instituição (2007-2010) e atualmente é pesquisador 1D do CNPq. De 2012 1 2014 foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia). Atualmente é membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (desde 2012) e Coordenador de Educação da Capes (2014-2016).

 

O Seminário

Seminário de Estudos Interdisciplinares em Educação também objetiva apresentar resultados finais ou parciais de pesquisas na área da educação e de áreas afins que abordam temas relevantes para o desenvolvimento social da região e, mais amplamente, do estado de Santa Catarina. Estudantes graduandos, especialistas, mestrandos e docentes pesquisadores podem participar e divulgar suas investigações já finalizadas ou em andamento.

 

Publicação de artigos

Os autores poderão submeter artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos e/ou periódicos. Podem ser relatos de experiências, estudos, pesquisas e resultados da atividade docente e de pesquisa relacionada com a educação. Os artigos selecionados serão publicados na Revista Professare. A revista é um periódico quadrimestral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu UNIARP.

 

Eixos temáticos

Docência e práticas curriculares. Moderador: Profa. Dra. Marialva Moog Pinto

Práticas interdisciplinares. Moderador: Prof. Dr. Joel Haroldo Baade e Dr. Adelcio Machado dos Santos

Educação, ciência e tecnologia. Moderadora; Profa. Dra. Mariangela Lenz Ziede

Políticas públicas e processos formativos em Educação. Moderador: Prof. Dr. Ludimar Pegoraro e Prof. Dr. Everaldo da Silva

Temas transversais na Educação. Moderador: Profa. Dra. Circe Mara Marques

Educação, Saúde e qualidade de vida. Moderador: Prof. Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha e Prof. Dr. Kleber Prado Filho

Projetos, programas e práticas de leitura na educação básica. Moderador: Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva

Gestão e Organizações associativas. Moderador: Prof. Dr. Luiz Salgado Klaes e Prof. Dr. Nelson Colossi.